metropoles.com

Já ouviu falar em gravidez silenciosa? Saiba o que esta mulher viveu

A inglesa Klara Dollan só descobriu que estava grávida quando sentiu as contrações de expulsão no banheiro de casa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
inglesacortada
1 de 1 inglesacortada - Foto: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Sabe aquelas histórias sobre mulheres que só descobriram que estavam grávidas quando sentiram as primeiras contrações ou quando já estavam em um estado avançado da gestação, nas quais você custa a acreditar? Elas de fato existem. A inglesa Klara Dollan contou à BBC que só percebeu estar grávida no momento em que estava dando à luz no banheiro de casa. Amelie nasceu em 1º de fevereiro de 2016.

De acordo com a entrevista, ela acordou numa segunda-feira com cólicas muito fortes, mas nem desconfiou de nada. “Acordei às 4h, com as piores cólicas menstruais que já havia tido na vida. Eu vinha tomando pílula anticoncepcional por seis meses, sem interrupção, e achei que era a minha menstruação que estava vindo. Pensei: por que justamente no primeiro dia do meu emprego novo?”

Ao longo do dia, no escritório, as contrações aumentaram, e Clara decidiu voltar para casa. Quando chegou ao prédio, pediu ajuda ao zelador. “As dores começaram a ficar mais frequentes e eu comecei a gritar. O zelador do prédio ouviu meu pedido por uma ambulância: ‘tem algo seriamente errado comigo!’”.

Ainda durante a entrevista, Klara contou: “Àquela altura, eu estava sangrando, e muito. Ele [zelador] não sabia o que fazer, então bateu na porta da vizinha, que trabalha em casa. Eu nunca tinha visto ela antes. Ela entrou no meu banheiro, e eu estava seminua no vaso. Eu disse que achava que estava tendo um aborto espontâneo. Foi quando o meu corpo começou a trabalhar sozinho. Fiz força duas vezes e vi uma cabeça aparecer. Meu corpo me dizia para fazer força, para empurrar a dor. E assim nasceu a minha filha, Amelie. Ela nasceu a termo [gestação completa], berrando. Ela chorava, e eu também”.

A ginecologista Lucila Nagata, coordenadora de Gestação de Alto Risco do Centro Materno do Hospital Santa Lúcia, afirma que a gravidez silenciosa é rara, mas existe. Tais situações “são mais comuns em mulheres com sobrepeso e que possuem síndrome de ovários policísticos”, explica. Segundo ela, no caso de mulheres que não menstruam com regularidade, é possível que os sintomas de uma gestação não apareçam com clareza. De acordo com a médica, a taxa de ocorrência é de cerca de 1 para cada 7.225 parturientes.

Em sua trajetória pessoal, a médica cruzou com apenas uma gestante que, na hora do parto, afirmou que não sabia estar grávida. Na época, Lucila era residente. “Era uma adolescente obesa e que foi ao pronto-socorro com muita dor abdominal. Na verdade, ela estava em trabalho de parto. Quando examinei, constatei se tratar de uma gestação e que ela já estava em trabalho de parto”, afirma. A médica lembra que a coisa mais difícil naquele momento foi contar para a mãe da moça, que acreditava que a filha nunca tinha sequer namorado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?