Doença celíaca: saiba sintomas da condição que afeta Isis Valverde
Atriz tem a doença celíaca e, recentemente, comentou sobre a importância de ter informações corretas sobre a composição dos alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
A atriz Isis Valverde compartilhou nas redes sociais um vídeo no qual diz ter dificuldades para comer no Brasil. Ela tem a doença celíaca, uma condição que gera intolerância a alimentos com glúten, proteína derivada do trigo, cevada e centeio. O glúten é um ingrediente bastante presente em massas, pizzas, bolos, pães e biscoitos.
“Quando falam que não tem glúten e tem, fica muito ruim para mim. Aqui, nos Estados Unidos, no menu tem escrito o que podemos comer e, às vezes, tem menus especiais e eu nem preciso ficar procurando”, explica a atriz.
Isis Valverde já tinha contado que tem a doença celíaca em 2018 e, desde então, é uma das celebridades que mais fala sobre o assunto.
A condição da atriz é uma das três possíveis reações adversas ao glúten. Além dela, há a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo.
O principal ponto em comum entre as três condições são os sintomas. O paciente geralmente sente:
- Desconfortos abdominais ou sensação de estufamento (barriga inchada);
- Excesso de gases;
- Fraqueza;
- Diminuição do apetite;
- Irritabilidade;
- Dores de estômago;
- Diarreia ou prisão de ventre.
A nutróloga Renata Domingues de Nóbrega explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo:
A doença celíaca
A doença celíaca é uma condição autoimune crônica. Ao comer glúten, o sistema de defesa do organismo de um celíaco o ataca severamente, o que leva a uma série de danos às vilosidades intestinais.
“Este dano compromete a absorção de nutrientes, podendo levar a uma ampla gama de sintomas e complicações, desde problemas digestivos até desnutrição, osteoporose e, em casos raros, certos tipos de câncer intestinal”, explica a nutróloga
O diagnóstico é feito a partir da detecção de anticorpos específicos no sangue e/ou com a biópsia do intestino. O tratamento, por sua vez, é uma dieta sem glúten para toda a vida, o que permite a recuperação do intestino e a remissão dos sintomas.
Intolerância ao glúten
A intolerância ao glúten causa sintomas semelhantes aos da doença celíaca. “A intolerância não é uma resposta do sistema imune. Ela leva à dor abdominal, inchaço e diarreia após a ingestão de glúten, mas sem os marcadores imunológicos. Trata-se da dificuldade específica de alguns indivíduos em digerir este alimento”, diferencia a médica.
O diagnóstico da condição é feito por exclusão, eliminando as possíveis evidências alérgicas e autoimunes. O tratamento consiste na redução das porções ou na eliminação do glúten da dieta, dependendo da severidade dos sintomas.
Alergia ao trigo
Já a alergia ao trigo é uma reação do sistema imunológico às proteínas do trigo, indo além do glúten. Ela pode ocorrer até na pele, mas possui a vantagem de não gerar sintomas quando se é exposto à cevada e ao centeio. O tratamento é feito cortando alimentos com trigo da dieta.
“Com o diagnóstico correto e o manejo adequado, é possível levar uma vida saudável e plena. A informação é a chave para entender essas condições e para promover a conscientização tanto entre os pacientes quanto entre os profissionais de saúde. Busque orientação médica se suspeitar de alguma dessas condições e a não se autodiagnostique com base em informações gerais”, conclui a médica.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!