metropoles.com

Isabel Veloso: saiba como é o tratamento do câncer durante a gestação

Influenciadora Isabel Veloso tem linfoma de Hodkin e iniciou, nesta semana, mais uma rodada de quimioterapia durante a gestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Isabel Veloso sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Isabel Veloso sorrindo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A influenciadora Isabel Veloso tem compartilhado, na última semana, a retomada de seu tratamento quimioterápico mesmo durante a gravidez. A jovem está gestante de 21 semanas e tem linfoma de Hodkin. O câncer de origem no sistema linfático estava controlado, mas foi detectado um aumento no tumor. A equipe médica de Isabel decidiu retomar, então, a quimioterapia.

Apesar de ter câncer durante a gestação não ser um quadro considerado comum, o tratamento só precisa ser pausado durante o primeiro trimestre. Nesse período, o feto ainda está em formação e a quimioterapia pode influenciar no seu desenvolvimento.

Com avaliação rigorosa da equipe médica, é possível escolher medicamentos específicos que não prejudiquem a gravidez — no caso de Isabel, ela apontou, em postagens no Instagram, que o maior risco no momento é de um parto prematuro.

“O tratamento deve ser instituído assim que possível, sem aguardar por tempo significativo a maturidade fetal. Caso o linfoma de Hodgkin esteja presente apenas nas regiões acima do diafragma (o músculo que separa o tórax do abdômen), é possível usar radioterapia e o abdômen é coberto para proteger o feto contra a radiação”, diz um artigo publicado no Manual MSD.

A mudança do metabolismo das gestantes também deve ser levado em consideração, uma vez que ela altera a forma como a droga reage com o organismo. Náuseas, por exemplo, podem se tornar mais intensas. Por isso, o acompanhamento médico próximo é essencial.

“A quimioterapia não vai trazer nenhuma malformação para o Arthur. Ele já está formado, ele está saudável. As únicas coisas que podem acontecer é, lá na frente, ele nascer antes do tempo esperado. Ele está esperado para o dia 28 de fevereiro, então pode ser que ele acabe vindo um pouco antes, mas estou com o meu coração tranquilo porque sei que ele vai ficar bem e eu também vou ficar bem. Quero tratar, nem que eu fique o resto da minha vida fazendo esse mesmo tratamento ou novas opções de tratamento”, afirmou ela.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?