Intestino preso? Saiba cinco bebidas que podem ajudar
Constipação pode ter consequências como dores abdominais e infecções no trato digestivo. Porém, ela pode ser resolvida com algumas bebidas
atualizado
Compartilhar notícia
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, cerca de 30% da população sofre de prisão de ventre e as mulheres são as mais afetadas pela situação. A constipação é comum, mas vira um problema quando o paciente vai menos de três vezes por semana ao banheiro.
Não conseguir evacuar pode deixar o indivíduo lento e inchado, além de causar dores abdominais e infecções intestinais. Porém, a situação pode ser resolvida com o consumo de bebidas e alimentos que estimulam o trânsito intestinal.
Mas, apesar desse tipo de solução ser consideravelmente popular, o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, em Brasília, lembra que nem todas as opções conhecidas realmente fazem diferença. Um dos maiores mitos é o suco de babosa. “Não há nada na literatura, nenhum estudo que comprove a tese do suco de babosa para a evacuação”, alerta.
Para lidar com a constipação, o nutricionista sugere algumas opções com comprovação científica. Confira:
1. Shake de frutas com chia
A chia é rica em fibras, o que auxilia no funcionamento do intestino. Ela pode ser combinada com shakes de frutas, iogurtes naturais e frutas. A junção amolece as fezes, logo, tem função laxante no organismo.
“A semente também é um importante alimento para imunidade e controle de diabetes. As fibras do alimento evitam os picos de glicose no sangue”, acrescenta Vígolo.
2. Café
Além de ser inimigo da sonolência, o café pode estimular o trânsito intestinal de quem está constipado. “A bebida aumenta a contração do estômago e intestino, o que estimula a eliminação das fezes. A melhor opção para essa finalidade é o café solúvel, que contém boas quantidades de magnésio, mineral com propriedades laxantes”, recomenda o nutricionista.
3. Suco de ameixa
A ameixa é um potente aliado quando o assunto é prisão de ventre. Ela possui uma substância chamada sorbitol, um laxante natural que favorece o funcionamento do intestino.
Segundo estudo publicado em 2022 no American Journal of Gastroenterology, a ingestão de ameixa diminui significativamente as fezes duras e irregulares, aumentando as fezes consideradas normais.
4. Iogurte natural
O iogurte natural é saudável para a microbiota intestinal, e ainda pode ser misturado com alimentos ricos em fibras, como aveia, chia e mamão, que ajudam o trânsito intestinal. Um dos principais sintomas do desequilíbrio da microbiota é justamente a prisão de ventre.
5. Suco de fruta batida com aveia
A aveia batida com alguma fruta fibrosa (abacaxi, goiaba e morango, por exemplo) pode ser uma solução para o intestino preso. A semente é um alimento antioxidante com teor elevado de fibras insolúveis e ajuda no funcionamento e regularização da flora intestinal.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.