Instituto do Rio pretende fabricar 100 mi de doses de vacina indiana
Vital Brazil pretende fechar contrato com Ministério da Saúde para transformar o laboratório em uma fábrica de vacinas
atualizado
Compartilhar notícia
O Instituto Vital Brazil, laboratório oficial do estado do Rio de Janeiro, espera uma resposta do Ministério da Saúde, para fornecer ao país 100 milhões de doses do imunizante indiano ZYCOV-D contra a Covid-19. Caso o acordo seja fechado, o instituto iniciará a transformação de seu laboratório em um centro de produção de vacinas.
A fórmula indiana usa a tecnologia de DNA e resiste em temperatura ambiente. Porém, não está sendo analisada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seus desenvolvedores ainda não publicaram o resultado da última etapa de testes clínicos, que começou a ser realizada em fevereiro na Índia.
Se finalizado, o contrato com a pasta federal da Saúde prevê a entrega das doses em um prazo de 12 meses, assim como a transferência de tecnologia para produção do imunizante, formação de pessoal técnico e construção da fábrica com capacidade para fornecer anualmente 500 milhões de doses de várias vacinas – entre elas, a ZYCOV-D.
O Vital Brazil já assinou o acordo com a Zydus Cadila, responsável pelo imunizante. Segundo a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo, o Ministério da Saúde deve anunciar se concorda ou não com a empreitada nos próximos dias.
Veja, na galeria, como cada tipo de vacina funciona: