metropoles.com

Insônia? Médica explica como funcionam os suplementos para dormir

Endocrinologista esclarece que os suplementos levam a um relaxamento, no entanto, é importante descobrir a causa do problema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher dormindo na cama e sorrindo
1 de 1 Mulher dormindo na cama e sorrindo - Foto: Getty Images

Dormir bem ajuda o organismo a descansar e a se manter saudável. No entanto, quando surgem problemas como a insônia, muitas pessoas recorrem a suplementos para ajudar a regular o sono e garantir uma noite de qualidade.

A endocrinologista Lorena Lima Amato explica que a dificuldade para dormir pode ser causada por uma variedade de fatores, que podem estar relacionados a doenças, ansiedade, medicações, uso de substâncias (como cafeína) ou outros fatores ambientais.

A avaliação do paciente que relata dificuldade para dormir é feita através do histórico clínico, buscando identificar as possíveis razões para o problema.

“É importante caracterizar se essa dificuldade ocorre no início do sono, chamado de sono inicial; no meio, quando a pessoa acorda no meio da noite e não consegue voltar a dormir; ou no final, quando o indivíduo acorda algumas horas mais cedo do que iria levantar e não consegue voltar a dormir”, ensina Lorena.

Suplementos para melhorar a qualidade do sono

De acordo com a especialista, existem diversos suplementos e medicamentos que podem melhorar a qualidade do sono:

“Todos eles agem levando a um relaxamento, diminuindo o nível de ansiedade e aumentando a latência do sono. Contudo, é importante lembrar que o sono é algo fisiológico. Esses suplementos podem tratar a consequência, que é falta do sono, mas é preciso definir por que essa pessoa não está dormindo bem”, explica a endocrinologista.

Qual é o mais eficaz?

Lorena esclarece que é difícil eleger um suplemento como o mais eficaz. Cada paciente possui uma particularidade e, por isso, cada opção pode funcionar de forma diferente.

No entanto, a melatonina é o suplemento que tem mais evidências de eficácia na melhora da qualidade do sono — os outros não possuem tanta comprovação científica. De forma geral, os suplementos agem no relaxamento e diminuição da ansiedade, fazendo com que o paciente durma.

Como melhorar o sono sem suplementos

“Os suplementos até podem ser utilizados a longo prazo, mas é necessário descobrir a causa do problema. É interessante usá-los por um período, talvez quando o paciente está se adaptando a uma nova rotina. Outra alternativa é fazer a higiene do sono”, diz a médica.

A higiene do sono envolve um conjunto de práticas que promovem um descanso de qualidade. É importante manter um horário regular de sono, criar um ambiente propício (escuro, silencioso e com temperatura confortável), e limitar a exposição à luz azul à noite, evitando dispositivos eletrônicos antes de dormir.

Adotar uma rotina relaxante, como ler ou tomar um banho quente, também ajuda. Evitar estimulantes como cafeína e nicotina, especialmente à noite, fazer exercícios regularmente, consumir refeições leves à noite e limitar cochilos diurnos são outras medidas importantes.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?