Insônia: dormir mal pode engordar? Entenda motivo
Nutrólogo explica os impactos que as noites mal dormidas têm sobre a saúde e o ganho de peso. Saiba como se livrar da insônia
atualizado
Compartilhar notícia
Se você está ganhando peso sem entender o motivo, a insônia pode ser uma das causas. Estudos epidemiológicos associam noites mal dormidas ao aumento do risco de obesidade.
Pesquisas indicam que a privação de sono está relacionada a alterações hormonais que afetam o apetite: ela eleva os níveis de grelina (hormônio que estimula a fome) e reduz os de leptina (hormônio que promove a saciedade). Essas mudanças podem levar a um maior consumo calórico, favorecendo o ganho de peso.
O sono desempenha um papel essencial na saúde. Recentemente, cientistas reforçaram que a duração do sono está diretamente ligada ao índice de massa corporal (IMC). Em termos simples, quanto menos você dorme, maior o risco de engordar. Para manter um peso saudável, é fundamental dormir de 7 a 8 horas por noite.
Segundo o médico nutrólogo Ronan Araujo, a privação de sono prejudica a queima de gordura e desregula os níveis de açúcar no sangue. Além disso, o desequilíbrio hormonal causado pelo sono insuficiente aumenta o desejo por alimentos calóricos e ultraprocessados.
O cansaço crônico resultante também impacta negativamente o humor, a produtividade e a qualidade de vida. Priorizar uma boa noite de sono é, portanto, um passo essencial para a saúde física e mental.
Leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!