metropoles.com

Inscrições para participar de teste da vacina no DF devem abrir na sexta

Por enquanto, o HUB está aplicando a vacina em servidores do próprio hospital para treinar protocolos da pesquisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub
Primeiro dia de testes da vacina covid-19 sendo aplicada na hub
1 de 1 Primeiro dia de testes da vacina covid-19 sendo aplicada na hub - Foto: Francisco Willian Saldanha/Ascom Hub

O diretor de pesquisa e inovação do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Fernando Araújo, afirmou, na tarde desta quarta-feira (5/8), que o estudo clínico da vacina Coronavac no Distrito Federal é “essencial” para disponibilizar uma solução real para a pandemia do coronavírus.

“Ainda estamos começando. Não dá para comemorar, mas posso dizer que é um grande passo”, explicou, cuidadosamente, o diretor. Ele conta que 28 profissionais participam do processo, e o objetivo é cumprir o protocolo de forma correta, para chegar a um resultado confiável.

A imunização testada em Brasília é feita de forma tradicional: o vírus é enfraquecido, para que o corpo possa criar anticorpos contra o invasor com maior facilidade. A vacina de Oxford, que também está sendo testada no Brasil, usa outra tecnologia.

Nesta quinta (6/8), outros cinco voluntários participarão do processo, que deve, então, ser avaliado por uma equipe do Butantan. Se for aprovado, deve-se abrir a plataforma para recrutamento de voluntários dos centros de saúde do Distrito Federal que são referência no atendimento de pacientes com Covid-19. A expectativa de Fernando é que as inscrições possam ser feitas a partir de sexta (7/8) ou na semana que vem. Na próxima etapa, serão cerca de 20 voluntários vacinados por dia.

“Estamos na expectativa. Há uma ansiedade, uma esperança de sucesso, e a participação dos voluntários é muito valorosa. Se disponibilizar a receber uma vacina ainda em fase de desenvolvimento mostra disposição para ajudar o próximo. É muito bonito. Será gratificante poder dizer que ajudou o mundo a sair desta crise”, afirma.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?