Ínguas: entenda o que são e quando é necessário se preocupar
Os caroços costumam estar associados a uma inflamação passageira, mas também podem ser um sinal de que algo mais sério está acontecendo
atualizado
Compartilhar notícia
O surgimento de caroços na virilha, pescoço ou axilas pode preocupar, mas não é, necessariamente, motivo para pânico. As ínguas ocorrem quando há o aumento dos gânglios linfáticos, ou linfonodos, ocasionado por alguma infecção ou inflamação. Na maioria das vezes, a íngua é uma inflamação leve e passageira, com duração entre 3 e 30 dias.
Fique atento, no entanto, se a íngua durar mais de um mês, crescer mais de 2 cm ou aparecer em vários locais do corpo. Se esses sintomas estiverem acompanhados de febre, suor noturno e mal-estar, é necessário procurar um médico. Elas podem ser um sinal de alerta para doenças mais graves, como o câncer ou doenças autoimunes.
Confira situações que podem levar ao surgimento de ínguas:
Irritação na pele
O uso de substâncias químicas como desodorante pode irritar a pele, e a reação do sistema imunológico é o surgimento de uma íngua, que deve desaparecer nos próximos dias. É comum também após a depilação ou quando um folículo inflama. Nesses casos, não há remédio específico.
Infecções virais
Qualquer tipo de infecção pode provocar uma íngua. As mais comuns são em casos de resfriado, gripe, otite, sinusite, faringite ou qualquer tipo de virose, causando inchaço nos gânglios do pescoço, nuca, mandíbula ou atrás da orelha.
Pneumonia e bronquite também podem desencadear ínguas nas axilas. Além disso, infecções na região abdominal, como gastroenterites, e na região genital, como HPV, sífilis ou candidíase, causam gânglios na virilha. Não há remédios específicos para tratar a íngua. Repouso e hidratação são essenciais para amenizar o quadro de infecção.
Câncer
Neste caso, o surgimento das ínguas é prolongado e grave. O aspecto do gânglio é endurecido e não para de crescer, podendo surgir em qualquer lugar do corpo. Qualquer tipo de câncer pode causar ínguas, mas alguns mais característicos são o linfoma, câncer de mama e câncer de pulmão, por exemplo. (Com informações do portal Tua Saúde)