Infográfico: entenda como é a cirurgia de quadril do presidente Lula
Cirurgia é realizada nesta sexta-feira (29/9) para resolver uma artrose no quadril direito do presidente. Recuperação é simples, mas lenta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo submetido, na manhã desta sexta-feira (29/9), a uma cirurgia no quadril para tentar resolver uma artose que ele sofre no quadril direito. O problema tem causado dor no presidente, e só pode ser resolvido com cirurgia.
Apesar de simples, a recuperação vai durar algumas semanas, durante as quais o petista deve trabalhar na residência oficial, no Palácio da Alvorada. O presidente chegou ao hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde realiza o procedimento, por volta das 8h, ao lado da primeira-dama, Janja.
Como será a cirurgia de Lula?
A operação a qual ele se submete é uma artroplastia do quadril, a substituição da articulação lesionada por uma prótese de metal. O procedimento exige anestesia geral e leva cerca de seis horas.
Segundo especialistas, esse tipo de cirurgia é realizado para oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes. Após o procedimento, é esperado redução expressiva da dor, diminuição da rigidez dos movimento e aumento da mobilidade.
O procedimento de Lula estava inicialmente previsto para ser feito entre outubro e dezembro, mas a equipe médica decidiu que o melhor seria adiantá-lo alguns dias já que a dor do presidente estava progredindo.
A recuperação acontece em poucos dias. O paciente pode se sentar, ficar em pé e caminhar com a ajuda de um andador a partir do segundo dia após a cirurgia. A alta médica costuma ocorrer entre o quarto e quinto dia.
Confira, na infografia abaixo, o passo a passo do procedimento:
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!