Infografia: entenda como é cirurgia de quadril que será feita em Lula
Presidente fará cirurgia em outubro para resolver um quadro de artrose no quadril direito. Recuperação é simples e alta acontece em 5 dias
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar por uma artroplastia do quadril em outubro para lidar com uma artrose no quadril direito. O problema tem causado dor no presidente, e só pode ser resolvido com cirurgia.
Na transmissão semanal feita por Lula na última terça (25/7), ele afirmou que o problema é antigo, e que deve passar pelo procedimento nos próximos meses.
“Quero fazer a cirurgia porque não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”, comentou.
O presidente tem artrose no quadril há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com o deterioramento das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.
Para tentar aliviar o desconforto, o presidente passou por duas denervações percutâneas na última semana. O procedimento minimamente invasivo bloqueia ou interrompe o nervo que leva a sensação de dor do local da lesão até o cérebro. O procedimento não resolve o problema, apenas alivia o desconforto.
Em casos como o de Lula, é comum que os pacientes passem por uma artroplastia do quadril, uma cirurgia onde há substituição da articulação lesionada por uma prótese.
A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.
A recuperação acontece em poucos dias. O paciente pode se sentar, ficar em pé e caminhar com a ajuda de um andador a partir do segundo dia após a cirurgia. A alta médica costuma ocorrer entre o quarto e quinto dia.
Confira, na infografia abaixo, o passo a passo do procedimento:
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.