metropoles.com

Infografia: entenda como é cirurgia de quadril que será feita em Lula

Presidente fará cirurgia em outubro para resolver um quadro de artrose no quadril direito. Recuperação é simples e alta acontece em 5 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do presidente Lula olhando para baixo e colocando a mão no bolso do terno - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve passar por uma artroplastia do quadril em outubro para lidar com uma artrose no quadril direito. O problema tem causado dor no presidente, e só pode ser resolvido com cirurgia.

Na transmissão semanal feita por Lula na última terça (25/7), ele afirmou que o problema é antigo, e que deve passar pelo procedimento nos próximos meses.

“Quero fazer a cirurgia porque não quero ficar com dor. Ninguém consegue trabalhar com dor o dia inteiro”, comentou.

O presidente tem artrose no quadril há muitos anos, e a condição é caracterizada pelo desgaste da articulação do fêmur e da bacia. Com o deterioramento das cartilagens que revestem a região, o paciente sente dor e tem limitação de movimentos.

Para tentar aliviar o desconforto, o presidente passou por duas denervações percutâneas na última semana. O procedimento minimamente invasivo bloqueia ou interrompe o nervo que leva a sensação de dor do local da lesão até o cérebro. O procedimento não resolve o problema, apenas alivia o desconforto.

Em casos como o de Lula, é comum que os pacientes passem por uma artroplastia do quadril, uma cirurgia onde há substituição da articulação lesionada por uma prótese.

A cirurgia oferece melhor qualidade de vida aos pacientes, que têm redução expressiva da dor, diminuição da rigidez com o movimento próximo ao normal, aumento da capacidade e da distância de caminhada e melhora significativa para realizar a maioria das atividades de vida diária.

A recuperação acontece em poucos dias. O paciente pode se sentar, ficar em pé e caminhar com a ajuda de um andador a partir do segundo dia após a cirurgia. A alta médica costuma ocorrer entre o quarto e quinto dia.

Confira, na infografia abaixo, o passo a passo do procedimento:

Infografia vertical mostra o passo a passo de uma cirurgia de quadril - Metrópoles

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?