Inflamação intestinal: entenda importância do diagnóstico
O intestino inflamado está associado a diferentes tipos de doenças e a dificuldade no diagnóstico atrapalha os tratamentos
atualizado
Compartilhar notícia
Aproximadamente 10 milhões de pessoas no mundo vivem com a doença inflamatória intestinal (DII), segundo o Ministério da Saúde. A condição não tem cura, mas há tratamentos para controlar o processo e reduzir os sintomas.
Entre as inflamações intestinais estão a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. Elas são crônicas e imunomediadas, ou seja, se originam em nosso próprio corpo quando ocorre uma resposta inflamatória anormal a algum gatilho.
“Em geral, os primeiros sinais são constipação, dores abdominais e diarreia. As inflamações intestinais são doenças sistêmicas, ou seja, afetam todo o corpo humano, em vez de apenas um órgão. Por isso, elas costumam estar associadas a comorbidades”, afirma a gastroenterologista Cristina Flores, presidente da Organização Brasileira de Doença de Crohn e Colite (GEDIIB).
Saiba mais sobre o assunto no site Saúde em dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.