metropoles.com

Infertilidade atinge 15% da população mundial. Saiba possíveis causas

A infertilidade é tão frequente nos homens quanto nas mulheres, e as causas para o problema mudam entre os gêneros. Entenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de casal segurando teste de gravidez - Metrópoles
1 de 1 Imagem de casal segurando teste de gravidez - Metrópoles - Foto: Getty Images

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é um problema que atinge aproximadamente 15% da população de todo o mundo. Em prol da conscientização, a entidade estabeleceu que junho é o Mês Mundial de Conscientização da Infertilidade. O último relatório divulgado pela organização aponta que uma em cada seis pessoas tem ou terá dificuldade para ter filhos naturalmente.

Considera-se infertilidade quando um casal deseja engravidar e não consegue após um ano de tentativas por relações sexuais sem uso de nenhum método contraceptivo. A recomendação é que mulheres entre 35 e 37 anos após seis meses de tentativas já comecem a investigar as causas da dificuldade por meio de exames específicos ou imediatamente se elas estiverem com 38 anos ou mais.

Existe ainda a chamada infertilidade social. Ela é relativa a casais homoafetivos que desejam construir uma família, além das chamadas produções independentes, nas quais há apenas o homem ou a mulher.

Nos homens, as principais causas de infertilidade incluem varicocele, criptorquidia na infância, diminuição e baixa mobilidade de espermatozoides.

Para saber mais, leia a matéria completa no site Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?