Infertilidade ou esterilidade? Ginecologista explica diferenças
A infertilidade e a esterilidade impactam as vidas dos casais de maneiras diferentes. Médico fala sobre fatores que dificultam a gestação
atualizado
Compartilhar notícia
A infertilidade e a esterilidade são termos geralmente confundidos, afinal, ambos estão ligados à incapacidade de gerar filhos. No entanto, existem algumas diferenças entre eles, segundo explica o ginecologista Marcos Tcherniakovsky, diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).
A esterilidade ocorre quando não existe a chance de um casal engravidar por meio de relações sexuais. Já a infertilidade significa que essas chances são reduzidas, mas com tratamento médico e interferência correta a gestação pode acontecer.
“É importante entender que a infertilidade é um dos principais sintomas que leva a desconfiança no diagnóstico de endometriose. Mas, acontece que, embora se estima que sete milhões de brasileiras tenham essa doença, muitas nem sabem o que ela é. Quando se descobre, já se pensa em esterilidade quando estamos falando de infertilidade”, explica o médico.
Infertilidade na endometriose
De acordo com Tcherniakovsky, vários fatores colaboram com a dificuldade na gestação quando a causa é a endometriose. Uma delas é a própria doença, já que ela é caracterizada pela presença do tecido da camada interna do útero fora do órgão. Além disso, ela pode causar alterações hormonais, interferência no processo de ovulação e desarranjo anatômico da região afetada.
Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.