Infecção urinária é transmissível, como disse Rico na Fazenda? Entenda
Após diagnóstico, participante recomendou que as mulheres do programa passassem álcool em gel no vaso sanitário para evitar o problema
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de descobrir que está com infecção urinária, Rico Melquiades, participante da Fazenda, pediu que os colegas do reality tenham mais cuidado com a higiene do banheiro, alertando que “infecção urinária pega também por transmissão”.
“Pessoal, falar uma coisa aqui para as meninas, principalmente, né… A Sthefane falou que infecção urinária pega também por transmissão. Eu sempre levanto a tampa do vaso para fazer xixi, mas para se prevenir é bom vocês passarem álcool em gel sempre”, disse o peão.
A afirmação de Rico, no entanto, é incorreta. A infecção do trato urinário (ITU), conhecida popularmente como infecção urinária, não é contagiosa e, por isso, não tem como uma pessoa passar para outra, seja pelo uso de banheiros públicos ou durante a relação sexual.
Ela é causada, geralmente, por alterações no equilíbrio da microbiota da região genital, quando bactérias que já habitam o intestino, presentes nas fezes, conseguem chegar ao sistema urinário daquela mesma pessoa. O problema é mais frequente entre as mulheres justamente por causa da proximidade do ânus com a uretra.
As relações sexuais podem facilitar o desenvolvimento da infecção não pela transmissão entre os parceiros, mas pelo contato com o látex da camisinha, espermicidas ou brinquedos sexuais que podem alterar a flora vaginal, fazendo com que as bactérias que causam a infecção possam se multiplicar mais facilmente.
Veja cinco causas da infecção urinária
1. Segurar o xixi por muito tempo
Além de eliminar o excesso de líquidos e toxinas do corpo, a urina ajuda a limpar as paredes da uretra, eliminando bactérias antes que elas cheguem à bexiga.
Além disso, quando se acumula muita urina, a bexiga precisa se dilatar mais e não consegue contrair completamente quando se utiliza o banheiro. Quando isso ocorre, um pouco de urina pode permanecer dentro da bexiga, aumentando o risco de crescimento dos microrganismos e desenvolvimento da infecção.
2. Fazer a higiene íntima incorretamente
Um dos locais que possui mais bactérias capazes de causar uma infecção urinária é o intestino, por isso, para limpar a região íntima deve-se sempre passar o papel higiênico da frente para trás para não levar as bactérias que estejam na região do bumbum para a uretra.
3. Beber pouca água durante o dia
Da mesma forma que segurar a urina por muito tempo pode facilitar o desenvolvimento de fungos e bactérias na uretra e bexiga, beber pouca água pode ter o mesmo efeito. Quando o corpo produz pouca urina, vamos menos vezes ao banheiro, permitindo que os microrganismos que seriam eliminadas pela urina subam até à bexiga.
É indicado beber, ao menos, dois litros de água por dia para manter o sistema urinário saudável.
4. Utilizar absorventes por muito tempo
Quando permanecem sujos por muito tempo, sem que seja feita a troca correta, os absorventes internos e os protetores de calcinha facilitam o desenvolvimento de bactérias que podem chegar até ao sistema urinário, provocando a infecção urinária.
Para evitar este problema, deve-se substituí-los frequentemente, preferencialmente a cada quatro horas ou quando já estão sujos, fazendo-se lavagem da região antes de trocar.
5. Ter pedras nos rins
Pessoas com pedras nos rins normalmente apresentam crises de infecção urinária frequentes, pois a presença das pedras pode fazer com que as vias urinárias fiquem entupidas e, por isso, a urina não pode ser completamente eliminada. Quando isso ocorre, as bactérias que podem estar crescendo na urina, dentro da bexiga, têm mais tempo para se desenvolver e causar uma infecção.
Nestes casos, o passo mais importante é tentar evitar o surgimento de novas pedras e tentar eliminar as que já existem. (Com informações do portal Tua Saúde)