Indonésia é o 1º país a autorizar uso emergencial da vacina Novavax
Vacina contra Covid-19 produzida pela empresa americana Novavax será produzida pela Serum Institute, na Índia
atualizado
Compartilhar notícia
A Indonésia é o primeiro país a aprovar o uso emergencial da vacina contra Covid-19 da empresa americana Novavax. De acordo com informações divulgadas pela companhia nesta segunda-feira (1º/11), os embarques iniciais com os imunizantes devem começar em breve.
A vacina funciona à base de proteínas e será produzido pela Serum Institute, na Índia. A Novavax já enviou pedidos para a utilização da vacina para a Agência Europeia de Medicamentos e para os governos do Reino Unido, Austrália, Índia e Canadá.
O presidente da Novavax, Stanley Erck, disse que a autorização exemplifica o compromisso da empresa com o acesso equitativo às vacinas. “O imunizante preencherá uma necessidade vital para a Indonésia, que, apesar de ser a quarta nação mais populosa do planeta, continua a trabalhar para obter vacina suficiente para sua população”, afirmou.
Tecnologia e armazenamento
Feita à base de proteína, a vacina precisa ser armazenada entre 2°C e 8°C. Por isso, refrigeradores tradicionais poderão ser usados no processo de armazenamento e de distribuição.
A vacina é embalada como uma formulação líquida pronta para uso em um frasco contendo dez doses. O regime de imunização exige duas doses de 0,5 ml administradas por via intramuscular com 21 dias de intervalo.
Ensaios da fase 3 de estudos indicaram que a vacina da Novavax possui eficácia geral de 90,4%.