metropoles.com

Indícios de endometriose: saiba quando procurar um médico

A dor na parte inferior do abdômen pode ser indício da endometriose. Entenda quando a preocupação é necessária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nikola Ilic/Getty Images
Foto colorida de mulher negra sentada em um sofá sentindo dores na barriga - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher negra sentada em um sofá sentindo dores na barriga - Metrópoles - Foto: Nikola Ilic/Getty Images

A endometriose atinge cerca de 10% da população feminina em idade reprodutiva. Ela ocorre quando células do endométrio, a camada interna do útero que é expelida na menstruação, acabam se depositando fora da cavidade uterina, causando reações inflamatórias e lesões.

Diagnosticar a doença rápido é muito importante para que ela não acabe impactando muito a qualidade de vida da mulher, podendo até chegar a uma forma mais grave, chamada de endometriose profunda. Contudo, fazer esse diagnóstico precoce nem sempre é fácil.

Alguns sintomas da endometriose, como a dor no abdômen inferior, podem parecer com outras doenças. Então, a mulher muitas vezes acaba nem buscando a ajuda necessária logo.

“Nem sempre o diagnóstico é realizado da melhor forma e logo de início, podendo levar até 10 anos para ser feito. Essa é a maior dificuldade, já que as dores da endometriose podem ser confundidas com dores rotineiras do ciclo menstrual”, explica o ginecologista Patrick Bellelis, especialista na doença.

Sinais de alerta

Como já mencionado, a dor no abdômen inferior, também chamada de cólica, é um dos sintomas da endometriose. Contudo, de acordo com Bellelis, é preciso prestar atenção em como é essa dor.

“Cólicas de maior intensidade, que afetam a rotina, ou com características diferentes das habituais devem ser um sinal de alerta”, frisa.

Outros sinais que não se pode ignorar durante o ciclo menstrual são dor durante a relação sexual, dor e sangramento ao urinar ou evacuar e dores nas costas. Sintomas fora do período menstrual também merecem atenção. A indicação do especialista é que, ao sentir qualquer coisa fora do normal, durante o ciclo ou fora dele, a mulher procure um ginecologista.

Leia mais sobre o assunto no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?