Índia tem 200 mil casos em 24h e sofre com segunda onda da Covid-19
Com 1,3 bilhão de habitantes, país tem hospitais lotados e falta de oxigênio. Capital adota toque de recolher apenas no fim de semana
atualizado
Compartilhar notícia
A Índia registrou, nesta quinta-feira (15/4), recorde de 200 mil novos casos de Covid-19 em apenas 24h. Com o número, o país chega a 14 milhões de infectados.
Com 1,3 bilhão de habitantes, a Índia tem tido dificuldade para controlar o vírus: a população participa de festivais religiosos e desrespeita as medidas de proteção, além de ignorar o uso de máscaras, enquanto os hospitais estão lotados.
A capital Nova Délhi implementou toque de recolher apenas aos fins de semana, e shoppings, academias, restaurantes e mercados ficarão fechados. Mumbai, uma das maiores cidades do país, iniciou lockdown nesta quinta, para tentar controlar a transmissão do vírus.
A escalada do coronavírus na Índia é recente: até o começo de fevereiro, o país registrava menos de 10 mil casos por dia. Segundo a comunidade médica local, a falta de ação do governo, que se recusa a implementar lockdown nacional, e o surgimento de novas variantes ajudam a piorar a situação.
O recorde de casos em um dia é dos Estados Unidos, que contou mais de 300 mil diagnósticos no dia 2 de janeiro. No Brasil, o maior número até o momento foi computado em 25 de março, com 97,5 mil pessoas infectadas.
Apesar do número alto de contaminados pelo novo coronavírus, a Índia é o quarto em óbitos em consequência da doença, com 175 mil mortes, atrás dos EUA, do Brasil e México.