Tem incontinência urinária? Veja alimentos que você deve evitar
Urologista explica o que é a incontinência urinária, suas possíveis causas e quais bebidas e alimentos os pacientes devem evitar
atualizado
Compartilhar notícia
A incontinência urinária é o distúrbio caracterizado pela perda involuntária da urina. O problema é mais frequente entre as mulheres, sendo relativamente comum após os 50 anos de idade.
Segundo o urologista Cassius Martins, da Urosallus, de São Paulo, a incontinência urinária pode ter múltiplas causas e, inclusive, ser de diferentes tipos. Os mais frequentes são a incontinência urinária de urgência – quando a vontade de urinar é tão forte que exige que a pessoa busque um banheiro imediatamente -, e a incontinência urinária de esforço – quando os escapes acontecem durante atividades como tosses, espirros e risadas.
“São várias as causas para a incontinência urinária. No caso das mulheres, ter mais de um filho pode ser um fator de risco, mas, em geral, fraqueza muscular do assoalho pélvico, envelhecimento ou doenças que comprimem a bexiga e, no caso dos homens, aumento da próstata”, afirma Martins.
A condição não está relacionada à alimentação, mas algumas bebidas podem agravar o problema:
Veja alimentos que as pessoas com incontinência urinária devem evitar:
1. Bebidas com cafeína
O consumo de cafeína pode desempenhar um papel importante na irritação da bexiga. Devido às propriedades diuréticas, as bebidas estimulantes aumentam a produção de urina. Além disso, o café pode provocar contrações na bexiga, o que contribui para a incontinência de estresse.
2. Bebidas gaseificadas
Mesmo quando os refrigerantes não contêm cafeína, as bolhas presentes na fórmula podem causar problemas. O dióxido de carbono nas bebidas pode irritar a bexiga das pessoas. Portanto, é aconselhável evitar todas as opções gaseificadas, incluindo a água com gás, os refrigerantes e as sodas.
3. Álcool
Além de ser diurético, o álcool afeta a comunicação entre a bexiga e o cérebro, interferindo no controle da bexiga e aumentando o risco de escapes de urina. Portanto, é aconselhável limitar o consumo de álcool ou, se possível, evitá-lo completamente.
4. Alimentos cítricos
Para pessoas que sofrem com a perda involuntária de urina é recomendado evitar frutas e sucos com pH ácido, pois eles podem agravar a incontinência. Na lista, entram laranjas, abacaxis, limões e limas.
5. Alimentos picantes
Alimentos picantes, como a pimenta e o curry, também podem desencadear urgência urinária.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!