metropoles.com

Incluir a tapioca no cardápio é uma escolha saudável?

O alimento é considerado um bom substituto para o pão branco porque não tem glúten, mas a quantidade de calorias é praticamente a mesma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Priscila Zambotto, Getty Images
tapioca
1 de 1 tapioca - Foto: Priscila Zambotto, Getty Images

A tapioca deixou de ser uma comida essencialmente regional para se tornar a protagonista de muitas dietas nos últimos anos. O motivo? As pessoas acreditam que ela substitui o pão branco como item saudável no café da manhã. No entanto, a tapioca – como todo alimento – tem seu lado bom e ruim.

A tapioca é feita com a fécula da mandioca, e o principal macronutriente presente é o carboidrato. O alimento é uma fonte rápida e prática de energia para o organismo. Além de ser uma ótima alternativa para pessoas que têm intolerância ao glúten.

Algumas pessoas acreditam que a tapioca é menos calórica do que o pão branco. A nutricionista Mariana Lima, da clínica Instituto MaRe, em Brasília, explica a controvérsia. Segundo ela, a tapioca sem nada tem mais ou menos 186 calorias, enquanto o pão tem 150 calorias. Isso significa quase trocar seis por meia dúzia. “Apesar de não ter glúten, a tapioca não tem valor nutricional e ainda tem alto índice glicêmico. Sendo assim, quando consumida é absorvida rapidamente sem gerar saciedade”, comenta.

Ainda assim, a tapioca não precisa se tornar um vilão. Ela só precisa ser consumida com moderação. “Não é a tapioca ou o pão branco que engordam ou emagrecem”, minimiza Mariana. Cada alimento pode ser combinado a outros ingredientes para gerar maior valor nutricional. “Uma boa opção é acrescentar proteína como recheio – tipo frango, carne, queijo, ovos. Ou fazer a crepioca, em que se acrescenta ovo à goma de tapioca na hora do preparo”, ensina a especialista.

A adição de proteínas ou de gorduras boas, como sementes de chia ou linhaça, ajuda a diminuir o índice glicêmico e aumenta a sensação de saciedade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?