Inchaço nos pés e tornozelos? Saiba o que pode causar o edema
Cirurgiã vascular detalha todos os fatores que podem levar ao inchaço nos pés e tornozelos. Causas podem ser hormonais ou externas
atualizado
Compartilhar notícia
Invariavelmente, hora ou outra você vai apresentar um inchaço nos pés e tornozelos, principalmente porque essas são as regiões de maior impacto do corpo. Como os pés e os tornozelos sustentam o nosso corpo, eles automaticamente, por efeito da própria gravidade, sempre serão o local de maior acúmulo de líquido do nosso corpo.
Por isso, são um indicativo de que algo não vai bem. “Os pés são os primeiros a demonstrar o inchaço independente da sua causa e são um ótimo índice para o exame físico em uma consulta médica para avaliar a retenção de líquidos”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).
Causas de origem no próprio organismo
De acordo com a médica, o inchaço pode ocorrer por causa sistêmica. Isto é, por problemas mais generalizados no corpo como alterações dos hormônios da tireoide, como o hipotireoidismo, ou variações de hormônios ginecológicos, como na menopausa ou na TPM.
“Nessas situações, geralmente temos uma dilatação dos vasos que favorece o acúmulo de líquidos. Outra causa sistêmica pode ser o mau funcionamento dos rins, relacionado a um acúmulo de líquido importante em todo o corpo, pois na insuficiência renal, o rim para de filtrar e expelir a urina, o que gera um desequilíbrio hídrico que sempre vai ter uma manifestação nas pernas”, conta a médica.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.