metropoles.com

Inchaço abdominal: conheça 4 maneiras de aliviar o problema

Hábitos como comer mais devagar evitar ingerir líquidos nas refeições ajudam a diminuir incômodos comuns da distensão abdominal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Barriga inchada
1 de 1 Barriga inchada - Foto: Getty Images

Depois de um exagero gastronômico ou etílico, é normal perceber a barriga inchada e distendida — estima-se que pelo menos 30% dos adultos sintam constantemente como se estivessem carregando um balão de ar dentro da barriga, às vezes acompanhado de cólicas. Os incômodos estão relacionados à disbiose, que é o desequilíbrio das bactérias do intestino.

O quadro inflamatório acontece quando existem mais microrganismos ruins do que bons no organismo, levando a problemas como prisão de ventre, diarreia, náuseas, azia e refluxo, por exemplo. Tudo isso acaba distendendo a região da barriga e criando o inchaço.

Além de evitar comer demais, existem alguns comportamentos que devem ser adotados para diminuir a chance de acúmulo de gases e problemas na qualidade das bactérias. A nutricionista Carla de Castro lista dicas para evitar o inchaço. Confira:

Coma mais devagar

Ao comer muito rápido, a pessoa mastiga mal. “O alimento mal mastigado tem maior dificuldade de ser digerido, o que pode causar fermentação no estômago. Por isso, é fundamental comer com atenção, mastigar bem e evitar falar e ter distrações, como ver TV e ficar no celular”, explica a nutricionista.

Por isso, ao se alimentar, busque fazer uma mastigação mais lenta e completa a cada garfada. Uma boa dica é colocar pouca quantidade de comida no talher e mastigá-la com pequenas mordidas, sempre de boca fechada. O hábito diminui a quantidade de ar engolido, evitando acumulo de gases no organismo.

Evite ingerir líquido junto da comida

A ingestão de líquidos durante ou logo após a refeição pode dificultar o processo digestivo. “A água ou o suco que você estará ingerindo pode diluir ou reduzir a concentração de enzimas digestivas e ácido clorídrico, que são fundamentais para o processo digestivo”, ensina Carla. Por isso, é importante esperar no mínimo 20 minutos após a refeição para beber qualquer líquido.

Fique atento às intolerâncias alimentares

A constante sensação de barriga inchada pode indicar problemas de saúde como intolerância à alimentos – como a lactose – e/ou alergias, como é o caso do glúten, na doença celíaca.

“Por isso, ao perceber um inchaço abdominal, é importante fazer um diário alimentar para tentar identificar o que está causando essas queixas. Caso o desconforto permaneça após a exclusão dos alimentos, procure um médico e um nutricionista para iniciar o tratamento adequado”, completa a especialista.

Busque uma alimentação equilibrada

Os alimentos são os principais reguladores do intestino. Por isso, manter uma dieta baseada em comidas saudáveis é fundamental para evitar a disbiose intestinal e suas queixas. “No cardápio ideal estão os típicos: arroz, feijão (atenção à quantidade), vegetais crus e cozidos, proteínas magras, saladas e frutas frescas. Ou seja, comida de verdade: quanto menos processada e mais natural possível, melhor!” finaliza a nutricionista.

Vale lembrar que a suplementação de vitaminas (A,D, E, K, C e complexo B) e minerais (como o magnésio, cálcio, zinco entre outros) auxilia o processo digestivo. Outro ponto relevante é o consumo adequado de água. Para descobrir a quantidade diária ideal, basta multiplicar seu peso, em quilos, por 35 ml.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?