metropoles.com

Imunidade híbrida garante 95% menos chance de caso grave de Covid

Estudo concluiu que a imunidade híbrida oferece mais proteção, defendendo a necessidade do imunizante mesmo após o contágio da doença

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
enfermeira segura seringa com vacina
1 de 1 enfermeira segura seringa com vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Um artigo publicado nessa quarta-feira (18/1) na revista científica The Lancet Infectious Diseases apresentou uma revisão sistemática do nível de imunidade desencadeada pela infecção por Covid-19 e de uma mistura de infecção e vacinação conhecida como imunidade híbrida.

A análise foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Calgary, no Canadá, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e mostra que a imunidade híbrida oferece maior proteção, demonstrando as vantagens da vacinação mesmo depois que as pessoas tiveram Covid-19.

Com base em dados de 26 estudos, a análise demonstrou que a proteção contra casos graves e hospitalização permanece alta 12 meses após o desenvolvimento de imunidade híbrida ou infecção, quando comparada a indivíduos não vacinados e não infectados.

Um ano após o desenvolvimento da imunidade híbrida, uma pessoa tinha pelo menos 95% menos chance de contrair a forma grave da doença ou precisar de hospitalização. Já aqueles que foram infectados há um ano, mas não foram vacinados, tiveram 75% menos chance de quadros complicados.

A proteção contra a reinfecção foi menor do que contra a doença grave, embora ainda substancial. Aqueles com imunidade híbrida tiveram uma chance 42% menor de serem reinfectados um ano depois. Aqueles que já haviam sido infectados mas não tomaram a vacina tiveram uma chance 25% menor de contrair o vírus novamente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?