Dentista explica a importância dos cuidados bucais na terceira idade
Cuidados com a saúde bucal são fundamentais. Especialista alerta que doenças podem impactar na alimentação e na saúde geral dos idosos
atualizado
Compartilhar notícia
Adotar cuidados com os dentes é fundamental, e vai muito além da estética. Manter a boca saudável contribui com a prevenção de doenças e complicações graves. Para os idosos, esses cuidados têm ainda mais importância, impactando diretamente no bem-estar e garantindo uma maior qualidade de vida.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40% dos brasileiros com mais de 60 anos perderam todos os dentes. Essa realidade causa diversos prejuízos à saúde dos idosos, dificultando atividades básicas como comer e falar. Além disso, a condição pode ser responsável pelo agravamento de problemas de saúde pré-existentes.
A dentista Ianara Pinho explica que nessa fase da vida é preciso intensificar os cuidados. “Com o envelhecimento, a boca passa por mudanças significativas, como maior risco de doenças gengivais e perda dentária, o que pode impactar diretamente a saúde geral e a qualidade de vida do idoso”, afirma.
A relação entre a saúde bucal e as doenças
A saúde bucal se liga ao equilíbrio do organismo. Por isso, quando ocorrem enfermidades na boca, outras áreas do corpo também sofrem com os efeitos. É o caso de infecções na gengiva, como a periodontite, que podem levar bactérias para a corrente sanguínea e agravar problemas de saúde.
“Uma infecção bucal não tratada pode ser a origem de complicações graves. Por isso, cuidar da boca é, também, uma forma de cuidar do corpo inteiro”, alerta a especialista.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!