Imagens fortes: oftalmologista remove 23 lentes de contato de paciente
Mulher dormia com as lentes de contato e colocava pares novos no dia seguinte. Remoção dos corretivos viralizou nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
Uma oftalmologista do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, compartilhou nas redes sociais o vídeo de uma remoção de 23 lentes de contato em um dos olhos de uma paciente. A cena, gravada no dia 12/9, foi reproduzida no TikTok, e já tem quase 25 milhões de visualizações.
Nas imagens, é possível ver que os corretivos para visão formaram uma massa homogênea verde e gelatinosa no globo ocular da paciente. De acordo com Katerina Kurteeva, a médica que realizou a extração, a mulher esquecia de retirar as lentes de contato antes de dormir e colocava um par novo no dia seguinte.
“Eu cuidadosamente separei todas as lentes e contei o total de 23. Tive que usar um instrumento cirúrgico muito preciso e delicado, o fórceps de joalheiro, para separar uma da outra, porque elas estavam muito coladas depois de passarem quase um mês dentro da pálpebra”, escreveu a oftalmologista em uma publicação no Instagram.
A médica diz estar feliz com a repercussão do vídeo, que alerta e educa o público sobre a necessidade de bons hábitos e da higiene adequada das lentes de contato. Nos comentários, um usuário brinca que recomendaria óculos para a paciente. “Chega de lentes para ela”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Cuidados com a lente de contato
A médica oftalmologista Caroline Lima, do CBV – Hospital de Olhos, alerta sobre os riscos de dormir com os corretivos visuais. Ela explica que a lente de contato fica localizada literalmente sobre a córnea, diminuindo a oxigenação do globo ocular. Ou seja, ficar com lentes de contato por muito tempo sem aplicar lubrificante faz com que a respiração da córnea fique prejudicada e haja maior ressecamento da superfície ocular.
“Se eu comparo a córnea com um curativo, quando eu tiro a lente, se ela estiver lá por muito tempo, a córnea pode acabar sendo machucada pela lente de contato. De uma maneira mais leve, pode resultar em ceratite, que é uma inflamação na camada mais superficial do globo ocular. Se essa ceratite evolui, ela pode se tornar uma úlcera de córnea, que é mais grave e pode levar a uma infecção bacteriana e deixar cicatrizes, como a baixa visão. Em casos extremos, pode haver até mesmo perfuração ocular”, ressalta a médica.
A oftalmologista do CBV indica realizar a lubrificação constante das lentes com colírio lacrimal e ter cuidados de higiene corretos com elas e o estojo onde são armazenadas.
Quando a lente se perde para dentro da pálpebra (para trás do olho), a médica recomenda ir a uma emergência oftalmológica o quanto antes — só especialistas podem procurar os objetos com manobras ou corantes específicos para retirá-los sem danificar a córnea. Caso a lente fique, ela será considerada um corpo estranho e irá induzir coceiras, irritações e machucados no olho.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.