metropoles.com

Imagens fortes: oftalmologista remove 23 lentes de contato de paciente

Mulher dormia com as lentes de contato e colocava pares novos no dia seguinte. Remoção dos corretivos viralizou nas redes sociais

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
lente de contato
1 de 1 lente de contato - Foto: GettyImages

Uma oftalmologista do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, compartilhou nas redes sociais o vídeo de uma remoção de 23 lentes de contato em um dos olhos de uma paciente. A cena, gravada no dia 12/9, foi reproduzida no TikTok, e já tem quase 25 milhões de visualizações.

Nas imagens, é possível ver que os corretivos para visão formaram uma massa homogênea verde e gelatinosa no globo ocular da paciente. De acordo com Katerina Kurteeva, a médica que realizou a extração, a mulher esquecia de retirar as lentes de contato antes de dormir e colocava um par novo no dia seguinte.

“Eu cuidadosamente separei todas as lentes e contei o total de 23. Tive que usar um instrumento cirúrgico muito preciso e delicado, o fórceps de joalheiro, para separar uma da outra, porque elas estavam muito coladas depois de passarem quase um mês dentro da pálpebra”, escreveu a oftalmologista em uma publicação no Instagram.

A médica diz estar feliz com a repercussão do vídeo, que alerta e educa o público sobre a necessidade de bons hábitos e da higiene adequada das lentes de contato. Nos comentários, um usuário brinca que recomendaria óculos para a paciente. “Chega de lentes para ela”, escreveu.

Cuidados com a lente de contato

A médica oftalmologista Caroline Lima, do CBV – Hospital de Olhos, alerta sobre os riscos de dormir com os corretivos visuais. Ela explica que a lente de contato fica localizada literalmente sobre a córnea, diminuindo a oxigenação do globo ocular. Ou seja, ficar com lentes de contato por muito tempo sem aplicar lubrificante faz com que a respiração da córnea fique prejudicada e haja maior ressecamento da superfície ocular.

“Se eu comparo a córnea com um curativo, quando eu tiro a lente, se ela estiver lá por muito tempo, a córnea pode acabar sendo machucada pela lente de contato. De uma maneira mais leve, pode resultar em ceratite, que é uma inflamação na camada mais superficial do globo ocular. Se essa ceratite evolui, ela pode se tornar uma úlcera de córnea, que é mais grave e pode levar a uma infecção bacteriana e deixar cicatrizes, como a baixa visão. Em casos extremos, pode haver até mesmo perfuração ocular”, ressalta a médica.

A oftalmologista do CBV indica realizar a lubrificação constante das lentes com colírio lacrimal e ter cuidados de higiene corretos com elas e o estojo onde são armazenadas.

Quando a lente se perde para dentro da pálpebra (para trás do olho), a médica recomenda ir a uma emergência oftalmológica o quanto antes — só especialistas podem procurar os objetos com manobras ou corantes específicos para retirá-los sem danificar a córnea. Caso a lente fique, ela será considerada um corpo estranho e irá induzir coceiras, irritações e machucados no olho.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?