metropoles.com

Imagens de satélite “mostram” coronavírus na China em agosto, diz estudo

Pesquisas em site de buscas por sintomas da Covid-19 no mesmo período também serviram de base para a pesquisa da Escola Médica de Harvard

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ilustração
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: ilustração

Um novo estudo da Escola Médica de Harvard sugere que a pandemia do novo coronavírus atingiu a China ainda durante o verão de 2019. A pesquisa liderada pelo Dr. John Brownstein analisou imagens de satélite e as buscas na Internet por sintomas de Covid-19.

De acordo com o estudo, houve um aumento drástico no número de carros nos estacionamentos dos cinco principais hospitais de Wuhan, começando no final do verão e no início do outono de 2019 — fim de agosto até o início de outubro.

Na ocasião, a China informou à Organização Mundial da Saúde (OMS) que se tratava de um aglomerado de casos de pneumonia. Os Estados Unidos, porém, defendem a tese de que o vírus circulava no país asiático desde novembro e que o país asiático escondeu as informações.

A fim de comprovar a versão norte-americana, Brownstein afirma que sua pesquisa contou carros em hospitais ao avaliar 108 imagens de satélite privadas. O líder do estudo afirma, em entrevista à ABC News, que o aumento do tráfego coincidiu com o aumento das pesquisas na Internet por sintomas “intimamente associados” ao coronavírus.

Para Brownstein, o aumento de carros nos hospitais indica que “algo está acontecendo na comunidade” e as pessoas passam a procurar mais um médico. A pesquisa mostra que em 10 de outubro de 2019 havia 285 carros estacionados no Hospital Tianyou de Wuhan — 67% a mais do que os 171 registrados no mesmo dia do ano anterior.

Pesquisas por sintomas na Internet

O tráfego hospitalar aumentado ocorreu ao mesmo tempo que a região de Wuhan viu picos de tráfego on-line entre os usuários que solicitavam ao mecanismo de busca chinês Baidu informações sobre “tosse” e “diarreia”, sintomas do novo coronavírus.

“Embora as consultas sobre o sintoma respiratório mostrem flutuações sazonais coincidentes com as estações anuais de influenza, diarreia é um sintoma mais específico de Covid-19 e mostra apenas uma associação com a epidemia atual. O aumento de ambos os sinais precede o início documentado da pandemia do Covid-19 em dezembro”, afirma o estudo. “Em agosto, identificamos um aumento único nas buscas por diarreia, que não foi visto nas temporadas anteriores da gripe ou espelhado nos dados de busca da tosse”, completa.

3 imagens
Restaurantes abriram as portas
1 de 3

Primeiros casos relatados pela China ocorreram em janeiro

Getty Images
2 de 3

Yves Dean/Getty Images
3 de 3

Restaurantes abriram as portas

Roman BalandinTASS via Getty Images

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?