metropoles.com

“IgG está 991”: o que significa o indicador citado por Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro afirmou que não vai se vacinar contra a Covid-19 por estar com a “imunização lá em cima”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Shutterstock / SoonThorn Wongsaita
Fotografia colorida de coleta se sangue
1 de 1 Fotografia colorida de coleta se sangue - Foto: Shutterstock / SoonThorn Wongsaita

Na terça-feita (12/10), o presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à rádio Jovem Pan, afirmou que não vai se imunizar contra a Covid-19. Até então, ele vinha dizendo que tomaria a vacina depois que todos os brasileiros estivessem imunizados.

Como argumento para a decisão, disse que seu IgG está em 991. “Eu estou vendo novos estudos, eu estou com o meu, a minha imunização está lá em cima, IgG está 991.”

A infectologista Ana Helena Germoglio destaca que não há como garantir que a pessoa tem um “nível de imunização” adequado a partir dos testes que medem o IgG.

“Quanto de IgG, você precisa ter para estar protegido? Nem eu, nem você, nem ele, nem ninguém sabe isso”, afirma a especialista com clínica em Brasília.

O IgG é uma imunoglubulina, ou seja, um anticorpo, que é produzido a partir do 14º dia do início dos sintomas da Covid-19.

Ele costuma ficar no organismo dos indivíduos por muito tempo, mas no caso do Sars-CoV-2 ainda não há confirmação sobre o período de proteção que garante. Além disso, há pessoas que se recuperam da doença sem nem desenvolver IgG, quando a defesa é feita majoritariamente pelas células-T.

Ana Helena, que já havia alertado para o erro de fazer exames sorológicos com o objetivo de medir um suposto “nível de imunização”, explica que a resposta a uma infecção envolve diferentes linhas de defesa do sistema imunológico.

“IgG alto significa que a pessoa teve uma infecção e não que esteja pronta a reagir a outra”, detalha. “A imunidade pode até estar alta, mas não é garantia”, completa.

Há outros exames que tentam avaliar a resposta imunológica à Covid-19 (de anticorpos neutralizante, anti-Spike, AntiRBD, entre outros) mas ainda não há parâmetros estabelecidos para assegurar que ela será eficiente em caso de contato com o vírus.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?