Idosos têm boa resposta imunológica à vacina de Oxford, defende cientista
Andrew Pollard, da universidade britânica, afirmou que a resposta encontrada nos mais velhos é semelhante à verificada nos mais jovens
atualizado
Compartilhar notícia
O cientista Andrew Pollard, da Universidade de Oxford, afirmou que a vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a AstraZeneca também oferece boa resposta imunológica em idosos com mais de 65 anos.
A Comissão de Vacinação da Alemanha (STIKO) chegou, recentemente, a recomendar que apenas pessoas com menos de 65 anos fossem vacinadas com a fórmula no país e o presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a dizer que a vacina é “quase ineficaz” entre pessoas com mais de 65 anos.
A falta de estudos clínicos que comprovem a eficácia da vacina para os idosos é a principal justificativa para a não recomendação do imunizante nesta faixa etária. A segurança da vacina, entretanto, não está em questionamento.
Em entrevista à rádio BBC, nesta quarta-feira (3/2), Andrew Pollard esclareceu que o fato de existirem menos dados sobre adultos mais velhos não quer dizer que a vacina seja menos eficaz.
“A questão é que temos menos dados sobre os adultos mais velhos, razão pela qual as pessoas têm menos certeza sobre o nível de proteção”, disse. “Mas temos boas respostas imunológicas em adultos mais velhos, muito semelhantes aos mais jovens. A proteção que vemos está exatamente na mesma direção e de magnitude semelhante”, completou o chefe dos estudos clínicos sobre a vacina.