metropoles.com

Idosos têm boa resposta imunológica à vacina de Oxford, defende cientista

Andrew Pollard, da universidade britânica, afirmou que a resposta encontrada nos mais velhos é semelhante à verificada nos mais jovens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Grupo de Vacinas de Oxford/Reprodução
Andrew Pollard - universidade de Oxford
1 de 1 Andrew Pollard - universidade de Oxford - Foto: Grupo de Vacinas de Oxford/Reprodução

O cientista Andrew Pollard, da Universidade de Oxford, afirmou que a vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria com a AstraZeneca também oferece boa resposta imunológica em idosos com mais de 65 anos.

A Comissão de Vacinação da Alemanha (STIKO) chegou, recentemente, a recomendar que apenas pessoas com menos de 65 anos fossem vacinadas com a fórmula no país e o presidente da França, Emmanuel Macron, chegou a dizer que a vacina é “quase ineficaz” entre pessoas com mais de 65 anos.

A falta de estudos clínicos que comprovem a eficácia da vacina para os idosos é a principal justificativa para a não recomendação do imunizante nesta faixa etária. A segurança da vacina, entretanto, não está em questionamento.

Em entrevista à rádio BBC, nesta quarta-feira (3/2),  Andrew Pollard esclareceu que o fato de existirem menos dados sobre adultos mais velhos não quer dizer que a vacina seja menos eficaz.

“A questão é que temos menos dados sobre os adultos mais velhos, razão pela qual as pessoas têm menos certeza sobre o nível de proteção”, disse. “Mas temos boas respostas imunológicas em adultos mais velhos, muito semelhantes aos mais jovens. A proteção que vemos está exatamente na mesma direção e de magnitude semelhante”, completou o chefe dos estudos clínicos sobre a vacina.

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?