metropoles.com

Idosos estão bebendo mais. E tendo cada vez mais problemas com isso

Alcoolemia na terceira idade agrava problemas como diabetes, hipertensão e doenças crônicas, como câncer e complicações cardiovasculares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash/Divulgação
idosos-bebida___
1 de 1 idosos-bebida___ - Foto: Unsplash/Divulgação

Um estudo feito pelo NYU Langone Health, de Nova Iorque, apontou dados preocupantes relacionados à saúde dos idosos norte-americanos. De acordo com o trabalho, os mais velhos estão, cada vez mais, abusando do álcool. Um dos dados da pesquisa, publicada no Journal of the American Geriatrics Society, aponta que 10,6% dos 11 mil entrevistados bebem excessivamente com frequência.

Entre 2001 e 2013, houve um aumento de 22,4% no consumo geral de álcool, um aumento de 65,2% no consumo de alto risco e 106,7% de aumento no transtorno do uso de álcool (alcoolemia) entre adultos com 65 anos ou mais.

Analisando os dados, os pesquisadores identificaram que os bebedores compulsivos eram geralmente homens e tabagistas ou usuários de maconha. Apesar disso, eles apresentaram menor prevalência de duas ou mais doenças crônicas em comparação com os não fumantes.

Na pesquisa, os estudiosos frisam que o uso excessivo de álcool é um fator de risco para diversos problemas de saúde, especialmente para idosos. Isso acontece, segundo eles, por causa das mudanças fisiológicas relacionadas ao envelhecimento e ao aumento das comorbidades (existência de duas ou mais doenças no mesmo indivíduo).

De acordo com dados do Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), complicações comuns após os 60 anos, como diabetes, osteoporose, problemas cardiovasculares e colesterol elevado, aumentam significativamente com o consumo de álcool em excesso.

Além desses problemas, o Cisa alerta que o álcool na terceira idade agrava quadros neurológicos e demenciais, depressão, irritabilidade e confusão mental. Beber demais também aumenta o risco de câncer, problemas cardiovasculares (infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais), causa alterações do sistema imunológico e outros problemas de saúde.

No Brasil, o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apontou que mais da metade da população brasileira de 12 a 65 anos declarou ter consumido bebida alcoólica alguma vez na vida.

Cerca de 46 milhões (30,1%) informaram ter consumido pelo menos uma dose nos 30 dias anteriores. Aproximadamente 2,3 milhões de pessoas apresentaram critérios para dependência de álcool nos 12 meses anteriores à pesquisa da Fiocruz.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?