Atenção aos idosos: veja cuidados para evitar acidentes domésticos
Um em cada três idosos sofre uma queda por ano dentro de casa. Em 34% dos casos, a queda provoca alguma fratura
atualizado
Compartilhar notícia
Os acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina e podem representar um sério risco para os idosos. Nesta fase da vida, devido às mudanças físicas, sensoriais e cognitivas associadas ao envelhecimento, eles ficam mais vulneráveis. Por isso, estão naturalmente, mais propensos a quedas e outras intercorrências no ambiente doméstico.
Recentemente, o humorista Carlos Alberto de Nóbrega, 87 anos, fraturou o fêmur e precisou realizar cirurgia devido a um sangramento interno na cabeça após queda em sua casa de campo.
Risco grande entre idosos
Segundo dados do Ministério da Saúde, um em cada três idosos sofre uma queda por ano, sendo que 34% delas provocam algum tipo de fratura. Além disso, somente em 2020 foram contabilizadas mais de 300 mil internações no país em função de acidentes domésticos.
O ortopedista e traumatologista Lafayette Lage chama a atenção para a importância de se manter os cuidados com os idosos. Ele explica que, com menos musculatura e outros problemas associados, pessoas nesta faixa etária ficam mais propensas a fraturas.
Além das limitações físicas associadas à idade avançada, existem aspectos psicológicos significativos que devem ser considerados ao lidar com idosos. É o caso de depressão e tendência ao isolamento, desconfiança, irritabilidade, entre outras questões.
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!