Idoso que arrecadou milhões para serviço de saúde britânico está com Covid-19
Tom Moore, 100 anos, se tornou um herói nacional ao completar 100 voltas no jardim de casa para homenagear os profissionais de saúde do país
atualizado
Compartilhar notícia
O veterano da Segunda Guerra Mundial Tom Moore, 100 anos, que arrecadou 33 milhões de libras (cerca de R$ 247 milhões) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, em abril de 2020, foi internado no domingo (31/1) com Covid-19.
A filha de Tom, Hannah Ingram-Moore, informou pelo Twitter que o pai vinha recebendo tratamento para pneumonia e testou positivo para o novo coronavírus durante a última semana. Ele foi internado na enfermaria do Hospital Bedford, na Inglaterra, depois de precisar de “ajuda adicional com sua respiração”.
Moore não chegou a receber a vacina contra a Covid-19 porque estava em tratamento contra a pneumonia. Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, se solidarizou com o veterano pelo Twitter. “Você inspirou toda a nação e sei que todos desejamos uma recuperação total”, escreveu.
Herói nacional
O idoso se tornou um herói nacional na Grã-Bretanha ao dar 100 voltas de 25 metros, com ajuda de um andador, no jardim de casa, em Marston Moretaine, Bedfordshire, antes do aniversário de 100 anos, durante o primeiro lockdown do país.
No início, o objetivo do então capitão era homenagear os profissionais da saúde que o trataram do câncer e de uma fratura no quadril e arrecadar £ 1.000 para associações vinculadas ao NHS. O vídeo de Moore caminhando com o andador viralizou e as doações chegaram a £ 33 milhões.
O feito fez com que ele recebesse o título de cavaleiro da Rainha Elizabeth II durante uma cerimônia no Castelo de Windsor e se tornasse coronel honorário do exército. Mais de 140 mil cartões de aniversário foram enviados de todas as partes do mundo para Moore em comemoração pelo centenário.
Veja a íntegra da nota da família:
“Queria informar a todos que hoje (domingo, 31 de janeiro) meu pai deu entrada no hospital. Nas últimas semanas, ele estava sendo tratado para pneumonia e na semana passada testou positivo para Covid-19. Ele ficou em casa conosco até hoje, quando precisou de ajuda adicional com sua respiração.
Ele está sendo tratado em uma enfermaria, embora não esteja na UTI. O atendimento médico que ele recebeu nas últimas semanas tem sido notável e sabemos que a equipe maravilhosa do Hospital de Bedford fará tudo o que estiver ao seu alcance para deixá-lo confortável e, esperançosamente, voltar para casa o mais rápido possível.
Entendemos que todos desejarão o melhor a ele. Obviamente, estamos nos concentrando em meu pai e iremos atualizá-lo quando for possível. Hannah”