metropoles.com

Idoso que arrecadou milhões para serviço de saúde britânico está com Covid-19

Tom Moore, 100 anos, se tornou um herói nacional ao completar 100 voltas no jardim de casa para homenagear os profissionais de saúde do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Danny Lawson/PA Images via Getty Images
Tom Moore
1 de 1 Tom Moore - Foto: Danny Lawson/PA Images via Getty Images

O veterano da Segunda Guerra Mundial Tom Moore, 100 anos, que arrecadou 33 milhões de libras (cerca de R$ 247 milhões) para o Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido, em abril de 2020, foi internado no domingo (31/1) com Covid-19.

A filha de Tom, Hannah Ingram-Moore, informou pelo Twitter que o pai vinha recebendo tratamento para pneumonia e testou positivo para o novo coronavírus durante a última semana. Ele foi internado na enfermaria do Hospital Bedford, na Inglaterra, depois de precisar de “ajuda adicional com sua respiração”.

Moore não chegou a receber a vacina contra a Covid-19 porque estava em tratamento contra a pneumonia. Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, se solidarizou com o veterano pelo Twitter. “Você inspirou toda a nação e sei que todos desejamos uma recuperação total”, escreveu.

Herói nacional

O idoso se tornou um herói nacional na Grã-Bretanha ao dar 100 voltas de 25 metros, com ajuda de um andador, no jardim de casa, em Marston Moretaine, Bedfordshire, antes do aniversário de 100 anos, durante o primeiro lockdown do país.

No início, o objetivo do então capitão era homenagear os profissionais da saúde que o trataram do câncer e de uma fratura no quadril e arrecadar £ 1.000 para associações vinculadas ao NHS. O vídeo de Moore caminhando com o andador viralizou e as doações chegaram a £ 33 milhões.

O feito fez com que ele recebesse o título de cavaleiro da Rainha Elizabeth II durante uma cerimônia no Castelo de Windsor e se tornasse coronel honorário do exército. Mais de 140 mil cartões de aniversário foram enviados de todas as partes do mundo para Moore em comemoração pelo centenário.

Veja a íntegra da nota da família:

“Queria informar a todos que hoje (domingo, 31 de janeiro) meu pai deu entrada no hospital. Nas últimas semanas, ele estava sendo tratado para pneumonia e na semana passada testou positivo para Covid-19. Ele ficou em casa conosco até hoje, quando precisou de ajuda adicional com sua respiração.

Ele está sendo tratado em uma enfermaria, embora não esteja na UTI. O atendimento médico que ele recebeu nas últimas semanas tem sido notável e sabemos que a equipe maravilhosa do Hospital de Bedford fará tudo o que estiver ao seu alcance para deixá-lo confortável e, esperançosamente, voltar para casa o mais rápido possível.

Entendemos que todos desejarão o melhor a ele. Obviamente, estamos nos concentrando em meu pai e iremos atualizá-lo quando for possível. Hannah”

12 imagens
1 de 12

2 de 12

3 de 12

4 de 12

5 de 12

6 de 12

7 de 12

8 de 12

9 de 12

10 de 12

11 de 12

12 de 12

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?