metropoles.com

Idoso é primeiro homem negro a fazer transplante total de rosto

Caso aconteceu nos Estados Unidos e é considerado um marco, devido ao baixo número de doadores de órgãos negros no país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Hospital Brigham and Women’s
chelsea1
1 de 1 chelsea1 - Foto: Divulgação/ Hospital Brigham and Women’s

O primeiro homem negro a receber um transplante total de rosto se chama Robert Chelsea, de 68 anos. A cirurgia aconteceu nos Estados Unidos, na cidade de Boston, e teve mais de 16 horas de duração. Ao todo, 45 profissionais trabalharam no procedimento.

Chelsea teve 60% do corpo queimado devido a um acidente de carro, em 2013. Um homem embriagado colidiu contra o veículo conduzido pelo idoso em uma estrada de Los Angeles, também no país norte-americano, e levou a vítima a ficar um ano e meio internado no Hospital Brigham and Women’s.

O paciente foi submetido a 30 cirurgias, mas, infelizmente, lábios, orelhas e nariz não puderem ser reconstituídos. Foi aí que a equipe médica começou a considerar a opção de transplante de rosto. O próximo passo seria encontrar um órgão compatível com Chelsea, o que seria bastante complicado uma vez que apenas 14% dos doadores nos Estados Unidos são negros.

A cirurgia foi um sucesso. Por meio de nota, o hospital divulgou um comunicado feito pelo paciente, que expressou gratidão por ter conseguido a cirurgia, após mais de um ano de espera. “Que Deus abençoe o doador e sua família que escolheram entregar esse presente precioso e me dar uma segunda chance. Palavras não podem descrever como me sinto. Estou extremamente grato e me sinto muito abençoado por receber um presente tão incrível”, disse Chelsea, no documento divulgado à imprensa.

Bohdan Pomahac, médico à frente do caso, também se pronunciou, com orgulho, sobre a cirurgia. Ele foi o primeiro profissional a realizar um transplante total de rosto nos Estados Unidos. “Apesar de ser o paciente de transplante total de rosto mais velho já registrado, Robert está progredindo e se recuperando muito rápido. Estamos ansiosos para acompanhar a melhora de vida significativa que esse procedimento trará para ele”, celebrou o cirurgião plástico.

Segundo o corpo médico, Chelsea pode recuperar até 60% das funções faciais, como sorrir e falar normalmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?