Idoso de 103 anos se torna o mais velho do mundo a recuperar audição
Britânico pesquisou e procurou um especialista para fazer um implante coclear e conseguir se comunicar com amigos
atualizado
Compartilhar notícia
Com problemas de audição há muitos anos e quase cego, o britânico Leslie Hodgson pesquisou e decidiu, no seu aniversário de 103 anos, procurar um especialista para fazer uma cirurgia de implante coclear. O procedimento instala um objeto que usa estimulação elétrica diretamente no nervo auditivo para “substituir” o ouvido.
Hodgson passou por uma cirurgia enquanto era criança, em 1925, com um martelo e cinzel, o que tornou o procedimento realizado este ano ainda mais complicado. Devido à sua idade, foi aplicada apenas anestesia local, e ele ficou acordado durante toda cirurgia.
“Discutindo com meus colegas e levando em consideração que ele também é considerado cego, sentimos que deveríamos analisar com cuidado o pedido do paciente. Se fosse seguro e benéfico para Leslie, poderíamos prosseguir, porque a qualidade de vida de pacientes mais idosos melhora significantemente com o implante coclear”, conta o médico Noweed Ahmad, em entrevista ao The Sun.
O especialista conta que Hodgson estava preso em um “casulo de silêncio”, e não conseguia se comunicar com seus amigos pelo telefone. A cirurgia foi um sucesso, e ele já voltou para ativar o implante — no começo, o som é um pouco estranho e metálico, mas ele já consegue ouvir barulhos do ambiente e a fala de outras pessoas.
Porém, o idoso não parou por aí. Agora, ele quer resolver os problemas de visão. “No próximo ano, quero tentar um tratamento com células-tronco para os meus olhos”, afirma.