metropoles.com

Pesquisa revela idade que crianças deixam de acreditar em Papai Noel

Estudo dos Estados Unidos entrevistou adultos e crianças para entender por que as pessoas deixam de acreditar em Papai Noel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
GettY Images
Imagem colorida de papai noel entregando presente para criança - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de papai noel entregando presente para criança - Metrópoles - Foto: GettY Images

Você se lembra com que idade parou de acreditar na existência de Papai Noel? Psicólogos da Universidade do Texas e da George Mason, ambas dos Estados Unidos, realizaram uma pesquisa para descobrir em que faixa etária e por que as pessoas passam a duvidar do velhinho que entrega presentes às crianças no Natal.

Segundo a psicóloga Candice Mills, de Texas, as crianças normalmente começam a distinguir a fantasia da realidade durante os anos pré-escolares, ou seja, entre zero e 6 anos. “Mas sua crença na existência de um Papai Noel mágico singular muitas vezes continua até a metade da infância”, disse, em entrevista ao The Guardian.

Os resultados, divulgados na revista PsyArXiv em setembro deste ano, mostram que a maioria das crianças começa a questionar a existência do Papai Noel por volta dos oito anos de idade. No entanto, alguns já duvidam aos três ou quatro anos, enquanto outros mantêm a crença até os 15 ou 16 anos. Muitas vezes, é o testemunho de outras pessoas da mesma idade que influencia na mudança.

Para entender melhor a idade e o que desperta o ceticismo, Candice e seus colegas entrevistaram um grupo de 48 crianças e adolescentes com idades entre seis e 15 anos, que já não acreditavam mais no bom velhinho. Os pesquisadores também entrevistaram 44 pais dos voluntários e outros 383 adultos sobre suas recordações.

Redução na confiança dos pais

Aproximadamente um terço das crianças e metade dos adultos relataram emoções negativas sobre o momento em que eles passaram a duvidar da existência do Papai Noel. Embora esses sentimentos fossem geralmente leves e de curta duração, cerca de 10% dos adultos relataram tristeza duradoura ou redução da confiança nos pais como resultado.

“A convivência com outras crianças e a razão falava mais alto. Pensar em, por exemplo, como o Papai Noel consegue dar a volta ao mundo em uma noite dentro de uma carruagem puxada por renas voadoras foram motivos que os levaram a desacreditar”, afirma Candice.

Um dos adultos entrevistados afirma ter se sentido traído pelos pais, pois aqueles que o ensinaram a não mentir estavam mentindo. “Nesses casos, os pais podem amenizar o golpe reconhecendo os sentimentos dos filhos e falando sobre por que incluíram o Papai Noel em suas tradições natalinas”, aconselha a psicóloga.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?