metropoles.com

Hungria e Emirados Árabes aprovam uso de vacina Sputnik V contra Covid-19

A Hungria se tornou o primeiro país da União Europeia a autorizar o uso emergencial do imunizante russo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sputnik V/Divulgação
Sputnik V
1 de 1 Sputnik V - Foto: Sputnik V/Divulgação

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) anunciou na manhã desta quinta-feira (21/1) que a Hungria e os Emirados Árabes aprovaram o uso emergencial da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya.

Com o aval do Instituto Nacional de Farmácia e Nutrição da Hungria (OGYÉI), o país se tornou o primeiro da União Europeia a permitir o uso da Sputnik V.

O registro no Ministério da Saúde e Prevenção dos Emirados Árabes Unidos (MOHAP) foi dado após a avaliação dos resultados dos ensaios clínicos de fase 3, com mais de 33 mil participantes, realizados na Rússia e dos testes locais em andamento, feitos com a supervisão do MOHAP e do Departamento de Saúde (DOH) de Abu Dhabi.

De acordo com o fundo russo, o estudo com mil voluntários de diversas nacionalidades iniciado em dezembro “abriu espaço para o registro da vacina sob autorização de uso emergencial”.

Durante uma conversa on-line com jornalistas, o CEO do RDIF, Kirill Dmitriev, destacou a importância dos governos seguirem o exemplo dos Emirados Árabes ao separar a política das questões de saúde pública e da vida das pessoas.

“Ficamos felizes que a vacina não está sendo misturada com a política. A decisão sobre ela se baseou apenas na sua segurança e eficácia. Os Emirados Árabes Unidos se tornaram um grande exemplo”, disse Kirill Dmitriev.

A fórmula desenvolvida na Rússia também tem autorização para uso na Bielo-Rússia, Sérvia, Argentina, Bolívia, Argélia, Palestina, Venezuela, Paraguai e Turcomenistão. Mais de 1,5 milhão de pessoas já foram vacinadas com a Sputnik V.

A Sputnik V é baseada em uma plataforma de vetores adenovirais humanos, que causam o resfriado comum. Os ensaios clínicos mostraram que ela tem 90% de eficácia.

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?