Hospitais do DF fecham acordo para facilitar transplantes em crianças
O DF Star e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar trabalharão em parceria para agilizar transplantes de medula óssea
atualizado
Compartilhar notícia
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) assinou um acordo de cooperação com o Hospital DF Star para facilitar o tratamento de pacientes que precisam de transplante de medula óssea.
O pacto prevê que as crianças em tratamento no HCB passem por irradiação corporal total no DF Star. Por reduzir as chances de rejeição, o procedimento é um dos pré-requisitos para a realização segura do transplante de medula óssea alogênico, com medula vinda de doador.
“Em doenças como as leucemias agudas recidivadas, que necessitam do transplante de medula óssea alogênica, os pacientes precisam de irradiação corporal total. Sem essa parceria, nós não conseguiríamos realizar os transplantes de crianças que aguardavam na fila”, afirma a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães.
Referência
O HCB é um hospital público, referência no tratamento de crianças com câncer e outras doenças graves. As vagas do hospital são administradas pela Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).
Desde 2019, o HCB é habilitado para realizar transplantes autólogos, de menor complexidade, e recebeu recentemente a autorização para os transplantes alogênicos. No entanto, o hospital não têm os equipamentos necessários para realizar a irradiação corporal total.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.