Horário das refeições é irrelevante para a perda de peso, diz pesquisa
Estudo indica que privilegiar a ingestão de comida até a hora do almoço não provoca diferenças significativas para o emagrecimento
atualizado
Compartilhar notícia
Quem está no processo de emagrecimento já deve ter escutado o conselho: coma mais durante o café da manhã e o almoço, porque o metabolismo fica mais devagar à noite. Porém, de acordo com um estudo feito pela Associação Americana do Coração, o horário em que as calorias são consumidas não faz a menor diferença para a perda de peso.
Foram acompanhados, durante 12 semanas, 41 adultos com excesso de peso, a maioria mulheres negras com pré-diabetes ou diabetes e idade média de 59 anos. Entre os participantes, 21 foram orientados a ingerir 80% das calorias do dia antes das 13h.
Os voluntários restantes comeram a mesma quantidade de comida, mas 50% dos alimentos deveria ser consumido antes das 17h. Todos foram alimentados com os mesmos pratos pré-preparados pela equipe de pesquisa.
Segundo os pesquisadores, todos tiveram diminuição na pressão sanguínea e perderam peso, independente da hora na qual se alimentaram. “Pensamos que o grupo com restrição de tempo perderia mais peso. Porém, isso não aconteceu. Não vimos nenhuma diferença na perda de peso ou efeitos na pressão arterial”, explicou Nisa Maruthur, uma das responsáveis pelo estudo, ao site EurekAlert.
Agora, a equipe está coletando informações mais detalhadas sobre a pressão arterial durante as 24h do dia para entender melhor os efeitos da alimentação com restrição de tempo na insulina, no açúcar no sangue e nos hormônios.