metropoles.com

Homem morre após contrair “ameba comedora de cérebro” ao lavar o rosto

O caso aconteceu na Flórida, nos Estados Unidos, e levou autoridades de saúde a emitirem um alerta sobre o microrganismo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Desenho colorido de ameba comedora de cérebro instalada no órgão
1 de 1 Desenho colorido de ameba comedora de cérebro instalada no órgão - Foto: KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Um morador do sul da Flórida, nos Estados Unidos, morreu de uma infecção causada pela ameba Nagleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”, na sexta-feira (20/2), após enxaguar o rosto e o nariz com água da torneira. O caso foi relato pelo jornal Fox 4, dos EUA.

O homem, que não teve o nome revelado, morreu três dias antes de o departamento de saúde da região emitir um alerta público sobre a infecção causada pela ameba, um microrganismo que vive em ambientes úmidos.

Segundo as autoridades de saúde, a infecção pela Nagleria fowleri é bastante rara e só ocorre quando a água contaminada entra pelo nariz do indivíduo. A ingestão de líquido contaminado pela ameba não acarreta em problemas de saúde graves.

A ameba “comedora de cérebro” provoca uma doença chamada de meningoencefalite amebiana primária (PAM) e, por enquanto, não há nenhum tratamento eficaz para o problema. A mesma infecção afetou uma criança de 13 anos chamada Caleb Ziegelbauer, no verão passado, também na Flórida. O menino segue em processo de recuperação.

Poucos sobreviventes

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doença (CDC), a infecção provocada pelo microrganismo mata mais de 97% das pessoas que a contraem. Dos 154 indivíduos que foram infectados nos Estados Unidos, entre 1962 e 2021, apenas quatro pacientes sobreviveram.

“A ameba é encontrada em fontes termais, em água morna, lagos e também pode estar presente em tanques de água quente e, em alguns casos muito raros, na água que sai da torneira”, disse Eric Milbrandt, diretor do laboratório marinho da Sanibel-Captiva, para a Fox 4.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?