metropoles.com

Impactação fecal: homem com constipação grave fica 3 meses sem defecar

O homem não identificado foi internado após ficar constipado por três meses. Médico explica que condição precisa de atendimento cirúrgico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Tik Tok
Foto print de Justin Shafa medico de LA conta sobre homem que ficou sem defecar no tik tok
1 de 1 Foto print de Justin Shafa medico de LA conta sobre homem que ficou sem defecar no tik tok - Foto: Reprodução Tik Tok

No TikTok, o médico Justin Shafa, de Los Angeles, relatou um caso inusitado: um paciente, que não foi identificado, foi hospitalizado após ficar três meses sem defecar.

O caso foi descrito por médicos em um fórum on-line. Segundo os especialistas, o paciente sofria de constipação tão extrema que os resíduos endureceram e ficaram presos no cólon, um problema conhecido clinicamente como impactação fecal.

O médico que atendeu o homem revelou o caso na rede social Reddit. “Tive que perguntar ao paciente após o exame quando foi a última vez que ele evacuou. Ele disse que tinha sido há três meses”, contou.

A tomografia computadorizada mostrou uma massa grande e granulada no centro do corpo – toda ela composta por fezes.

2 imagens
Justin Shafa demonstra como a área granulada do cólon é composta apenas por fezes. A seção mais clara ao redor da borda é a lateral do corpo
1 de 2

A imagem mostra o interior do corpo do homem de lado

Reprodução Tik Tok @doctor.justin
2 de 2

Justin Shafa demonstra como a área granulada do cólon é composta apenas por fezes. A seção mais clara ao redor da borda é a lateral do corpo

Reprodução Tik Tok @doctor.justin

Impactação fecal

A impactação fecal pode ser causada por constipação crônica, desidratação ou dieta pobre em fibras e pode levar à formação de massas endurecidas e ao bloqueio do trato digestivo.

As fezes inicialmente ficam no reto, mas depois se acumulam gradualmente no cólon ou no intestino grosso. À medida que permanecem presas, o corpo continua absorvendo água e umidade dos bolos fecais, fazendo com que fiquem duros e calcificados.

Os sintomas da constipação incluem dor no abdomen, inchaço, necessidade de defecar sem conseguir e dor de estômago.

O radiologista Shafa, que compartilhou as imagens, comparou o acúmulo de fezes a uma gestação de trigêmeos. “É impressionante”, disse.

Segundo o gastroenterologista Bernardo Martins, do Hospital Santa Lúcia Norte, em Brasília, casos como o desse paciente são incomuns e geralmente estão relacionados à alguma doença.

“Ele provavelmente tem uma doença no intestino, talvez uma condição da movimentação do intestino chamada de peristalse. O quadro acontece quando alguma alteração impede o intestino de empurrar o bolo fecal até o reto e do reto até o anus para evacuar. Quando existe alguma alteração, seja de não conseguir contrair ou empurrar, pode acontecer de a pessoa não evacuar”, esclarece.

O especialista explica que a situação pode se tornar grave, causando uma perfuração intestinal. “É muito perigoso porque, com a alça intestinal distendida, podem ocorrer microperfurações e a flora intestinal, que não causa problemas quando permanece no intestino, pode cair na corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada”, afirma.

No relato, não há informações sobre como o caso do paciente foi tratado, mas segundo Martins, trata-se de uma situação cirúrgica.

“Deve ser feita uma cirurgia para retirada desse bolo fecal: não tem como passar tantas fezes pelo reto. Quando o intestino está doente, ele não consegue se movimentar. Nesses casos, é preciso realizar a colectomia para tirar o intestino, avaliando até onde ele está saudável, e fazer a conexão com a parede da barriga para fazer a colostomia, permitindo a saída de fezes para a bolsa coletora”, explicou.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?