Homem é condenado a 18 meses de prisão por espalhar Covid no Vietnã
Dao Duy Tung, 30 anos, foi julgado pelo crime de “espalhar doenças infecciosas perigosas” após ignorar restrições exigidas pelas autoridades
atualizado
Compartilhar notícia
Um homem de 30 anos foi condenado, nesta sexta-feira (16/7), a 18 meses de prisão no Vietnã por quebrar as regras de quarentena da Covid-19 do país, espalhar o novo coronavírus e causar prejuízo financeiros às autoridades.
Dao Duy Tung foi julgado pelo crime de “espalhar doenças infecciosas perigosas” no Tribunal Popular da província de Hai Duong, no norte do país, segundo a Agência de Notícias do Vietnã (VNA)
Ele saiu de Laos e entrou ilegalmente no Vietnã em 22 de abril, sem fazer a quarentena de 14 dias exigida pelas autoridades. Tung foi notificado de que contatos próximos a ele em Laos testaram positivo para o vírus, mas o rapaz não se apresentou para fazer testes.
“Em vez disso, ele viajou para outras cidades, entrou em contato com muitas pessoas e visitou vários lugares”, informou a VNA.
Ainda segundo a agência vietnamita, as violações de Tung causaram danos financeiros de mais de 3 bilhões de dong (aproximadamente R$ 664.946) às autoridades.
O Vietnã vinha se destacando mundialmente pelo trabalho de enfrentamento à Covid-19. O país tem rígidas restrições de fronteira e de quarentena, faz testagem em massa da população e rastreamento de contatos de pessoas diagnosticadas com a doença para diminuir o risco de transmissão.
Mas, desde o final de abril, o país registra números recordes de infecções diárias. Foram registradas 42.288 infecções e 207 mortes pela Covid-19 no país até o momento, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins.
Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano: