Homem desenvolve “casca de ovo” ao redor de um dos testículos
Paciente tinha uma membrana de cálcio envolvendo glândula reprodutiva. Médicos acreditam que foi uma reação do corpo a uma infecção
atualizado
Compartilhar notícia
Internado com um quadro de infecção urinária, o caso de um homem de 80 anos que chegou ao hospital reclamando de sangue na urina intrigou os médicos da cidade de Lucknow, na Índia.
Ao realizarem um exame físico, os médicos repararam que um dos testículos do paciente estava duro ao toque e, depois de uma tomografia computadorizada, perceberam que a gônada estava envolvida em fluido (hidrocele) e envolto por uma camada de cálcio, como uma casca de ovo.
A junção dos dois sintomas, hidrocele e calcificação, é considerada rara, e os especialistas acreditam que a membrana de cálcio foi uma reação ao acúmulo de fluidos que, por sua vez, é a resposta a um inchaço.
Depois de alguns exames, a hipótese dos médicos é que o inchaço tenha sido causado por um parasita do grupo dos filarídeos (conhecido por causar elefantíase), transmitido por um mosquito. Na infecção, o parasita entope os vasos linfáticos e causa inchaços principalmente nas pernas e órgãos genitais.
A doença é considerada endêmica no país e, se o parasita estiver no organismo humano há muito tempo, não é possível retirá-lo. Nos casos mais recentes, é possível tratar com o uso de medicamentos. (Com informações do Uol)