Homem descobre câncer de pele após escanear pinta com aplicativo
O britânico Jason Sheridan estranhou a mudança de cor da mancha e usou o aplicativo para verificá-la. Programa acusou risco grave de câncer
atualizado
Compartilhar notícia
Um aplicativo para celular pode ter salvado a vida do britânico Jason Sheridan, 31. Em 2018, o homem notou o nascimento de uma pinta de um centímetro no braço esquerdo, mas não deu muita atenção até que, um ano depois, ela mudou de cor e ficou rosa. Ele conta que sempre usou filtro solar e não tem histórico de câncer de pele na família.
Sem tempo de ir ao médico e acreditando não ser nada sério, o homem baixou um aplicativo de celular chamado SkinVision, que escaneia a imagem da pinta e diz qual é a probabilidade de a mancha ser perigosa.
“O aplicativo respondeu imediatamente com um aviso de ‘alto risco’, e me sugeriu procurar um médico com urgência“, conta Jason, em entrevista ao Daily Mail. O britânico marcou uma consulta e, duas semanas depois, passou por uma cirurgia de 40 minutos para retirar a pinta e fazer uma biópsia.
Jason foi diagnosticado com melanoma estágio 1A, sem metástase. “Fiquei em choque completo. Eu nunca achei que isso aconteceria comigo mas, sem o aplicativo, teria deixado a pinta se desenvolver e teria passado sem detecção. Se eu tivesse esperado, quem sabe o que teria acontecido. Sou muito sortudo de ter descoberto nos primeiros estágios e acredito que o app salvou a minha vida”, diz.