metropoles.com

Homem descobre tumor cerebral grave após confundir sintomas com gripe

O norte-americano Adam Chapman, 43 anos, costumava ir para a academia cinco dias por semana até começar o tratamento contra o tumor cerebral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Homem descobre tumor cerebral após atribuir sintomas a gripe (1)
1 de 1 Homem descobre tumor cerebral após atribuir sintomas a gripe (1) - Foto: Arquivo pessoal

O glioblastoma de alto grau é o tipo de câncer cerebral mais agressivo, caracterizado pelo crescimento rápido e pela resistência ao tratamento. O norte-americano Adam Chapman, de 43 anos, foi diagnosticado com o tumor meses depois de ter atribuído os sintomas a uma gripe.

Adam começou a sentir dores de cabeça em dezembro de 2022. Na época, ele acreditou que o incômodo  estivesse relacionado a uma simples gripe ou ao estresse do trabalho. No entanto, em fevereiro do ano seguinte, após a intensificação do sintoma, ele foi levado às pressas para o hospital, onde recebeu o diagnóstico de glioblastoma de alto grau.

Desde então, Adam foi submetido a duas cirurgias –  a mais recente foi realizada no mês passado – , além de sessões de radioterapia e quimioterapia. A memória, cognição e visão também foram severamente afetadas depois que ele sofreu um derrame durante um dos procedimentos.

“Atribuí as dores de cabeça ao estresse relacionado ao trabalho, ao cansaço e a uma possível gripe durante o Natal”, disse Adam em entrevista ao jornal Daily Mail. “Meus pensamentos estavam confusos e as coisas não pareciam fazer sentido. Eu estava lentamente começando a perder o controle do meu cérebro e do meu corpo”.

2 imagens
Tomografia cerebral de Adam apos o diagnostico
1 de 2

Adam fazendo radioterapia

Arquivo pessoal
2 de 2

Tomografia cerebral de Adam apos o diagnostico

Arquivo pessoal

O norte-americano costumava treinar na academia cinco dias por semana e competia em corridas de 10 km antes do diagnóstico.

“As pessoas parecem pensar que, como passei por cirurgia e quimioterapia e estou em casa agora, devo estar bem. Elas não entendem que meu tumor continuará voltando pelo resto da minha vida, agora limitada, e tudo o que estamos fazendo com os tratamentos é atrasar o câncer para me dar o máximo de tempo possível”, declarou.

Adam ressaltou que, sem o apoio inestimável de amigos e familiares, que têm vivido esse pesadelo ao seu lado, tudo teria sido ainda mais difícil.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?