Homem com dor de cabeça descobre estar com sífilis nos olhos
O caso aconteceu em Sydney, na Austrália. Segundo especialistas, uma em cada 100 pessoas com a doença pode ter a variação da IST
atualizado
Compartilhar notícia
Reclamando de dor de cabeça ao olhar para os lados, mas sem sentir alterações na visão, o caso de um homem de 39 anos chamou atenção dos médicos. Depois de muitos testes, os especialistas descobriram que os nervos ópticos do australiano estavam inchados e infectados com sífilis.
O caso é raro, principalmente pelo homem ter a bactéria nos dois olhos e não ser portador do vírus HIV – só dois outros casos como esse foram publicados pela literatura especializada na história. A estimativa é que apenas uma pessoa a cada cem que têm sífilis apresente a variação no olho.
A sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, é passada por sexo desprotegido. O paciente afirma viver um relacionamento aberto e diz ter feito sexo casual sem camisinha com vários parceiros. A doença não costuma ter sintomas por muitos anos, o que a torna mais perigosa: assim, ela pode se espalhar pelo corpo.
Jason Yosar, o médico responsável pelo caso, explica que casos como esse são importantes para lembrar que a sífilis deve ser investigada em situações onde o nervo óptico está inchado. “Especialmente porque o tratamento em estágio inicial com penicilina segue sendo efetivo e com altas taxas de cura”, diz o especialista no documento publicado pelo BMJ Case Reports. O paciente foi tratado com antibióticos por duas semanas e teve recuperação completa.