metropoles.com

Homem com dor de cabeça descobre estar com sífilis nos olhos

O caso aconteceu em Sydney, na Austrália. Segundo especialistas, uma em cada 100 pessoas com a doença pode ter a variação da IST

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
v2osk/Unsplash
olhos
1 de 1 olhos - Foto: v2osk/Unsplash

Reclamando de dor de cabeça ao olhar para os lados, mas sem sentir alterações na visão, o caso de um homem de 39 anos chamou atenção dos médicos. Depois de muitos testes, os especialistas descobriram que os nervos ópticos do australiano estavam inchados e infectados com sífilis.

O caso é raro, principalmente pelo homem ter a bactéria nos dois olhos e não ser portador do vírus HIV – só dois outros casos como esse foram publicados pela literatura especializada na história. A estimativa é que apenas uma pessoa a cada cem que têm sífilis apresente a variação no olho.

A sífilis, uma infecção sexualmente transmissível, é passada por sexo desprotegido. O paciente afirma viver um relacionamento aberto e diz ter feito sexo casual sem camisinha com vários parceiros. A doença não costuma ter sintomas por muitos anos, o que a torna mais perigosa: assim, ela pode se espalhar pelo corpo.

Jason Yosar, o médico responsável pelo caso, explica que casos como esse são importantes para lembrar que a sífilis deve ser investigada em situações onde o nervo óptico está inchado. “Especialmente porque o tratamento em estágio inicial com penicilina segue sendo efetivo e com altas taxas de cura”, diz o especialista no documento publicado pelo BMJ Case Reports. O paciente foi tratado com antibióticos por duas semanas e teve recuperação completa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?