metropoles.com

Homem fica cego de um olho após adormecer bêbado e de bruços. Entenda

O paciente procurou atendimento em um pronto-socorro depois de passar três dias com dores no olho e sem conseguir enxergar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
New England Journal of Medicine
Homem em exame oftalmológico - Metrópoles
1 de 1 Homem em exame oftalmológico - Metrópoles - Foto: New England Journal of Medicine

Um homem de 44 anos de Taiwan ficou permanentemente cego de um olho depois de dormir de bruços, após uma noite de bebedeira. O caso foi registrado no New England Journal of Medicine, na quinta-feira (8/2).

O paciente, que não teve o nome divulgado pelos médicos, procurou um pronto-socorro da cidade de Puzi, em Taiwan, depois de passar três dias com dores no olho e sem conseguir enxergar.

Aos médicos, ele contou que o incômodo começou depois de uma noite na qual tomou remédios para insônia após ter consumido bebidas alcoólicas. A mistura fez com que ele desmaiasse por três horas seguidas em uma posição que pressionava o olho esquerdo.

No exame oftalmológico, a pupila não se moveu e nem respondeu à luz, indicando um quadro de oftalmoplegia, que ocorre quando os músculos oculares ficam paralisados.

De acordo com os médicos, a pressão feita no olho enquanto ele dormia de bruços levou à ruptura dos vasos sanguíneos dos olhos, causando uma hemorragia. O quadro explica porque ele chegou ao pronto-socorro com o olho inchado.

 

O paciente foi diagnosticado com uma neuropatia óptica isquêmica – lesão que ocorre quando o sangue não flui adequadamente para o nervo óptico, que é responsável por transportar sinais dos olhos para o cérebro e os transformar em imagens.

O problema é mais comum em pacientes com doenças que afetam a circulação sanguínea, como hipertensão, colesterol alto, doenças cardíacas e diabetes.

A neuropatia óptica isquêmica, geralmente, é permanente, uma vez que o nervo óptico para de funcionar e morre. Mas os pacientes podem manter alguma visão periférica.

O paciente também foi diagnosticado com coroidopatia, uma doença que provoca o acúmulo de líquido na retina, área que captura a luz e a converte em imagens. A condição pode causar pontos cegos no centro da visão, além da distorção de objetos, que parecem menores ou mais distantes do que realmente são.

“Esta condição é conhecida como ‘retinopatia de sábado à noite’ devido à sua associação com o uso de álcool e substâncias sedativas”, escreveram os autores do relato do caso.

O taiwanês foi medicado com altas doses de esteroides para evitar que a pressão ocular piorasse. Após quatro meses, ele ainda estava cego do olho esquerdo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?