Hipertensão? Saiba como aferir a pressão e prevenir casos graves
Aumento da pressão arterial pode levar a ataques cardíacos, derrames, dores no peito e na cabeça, além de confusão e complicações na visão
atualizado
Compartilhar notícia
Pressão alta e hipertensão, apesar de serem nomes diferentes, indicam o mesmo problema – o aumento da pressão arterial, só que em níveis distintos. A pressão alta pode passar despercebida pela maioria das pessoas, pois costuma aparecer de forma leve — a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de um bilhão de pessoas no mundo sofrem com o problema. Já a hipertensão pode causar um quadro mais grave, sendo a principal causa de doenças cardiovasculares e mortes prematuras.
Saiba o que indicam os números da aferição
Para manter a pressão sob controle, é importante fazer a aferição com regularidade. Na hora do teste, dois números são apresentados, 10/7 e 15/8, por exemplo. O primeiro número indica a pressão de contração do coração (sistólica) e segundo, a pressão de relaxamento do órgão (diástólica). Uma medida considerada saudável é de 12/8 para adultos sem comorbidades.
“Mas esses números não devem ser vistos de forma isolada, é preciso avaliar o paciente, ver se ele tem quadros de estresse, ansiedade, necessidade de ir ao banheiro, se usa estimulantes. Por isso, é importante procurar um serviço médico para avaliação”, explica o clínico geral Lucas Albanaz, coordenador de clínica médica do Hospital Santa Lúcia Gama.
Existem pessoas que apresentam sintomas como dores de cabeça, fadiga, problemas de visão, dores no peito e dificuldade para respirar, mas também há pacientes assintomáticos, que não percebem nenhum sinal da condição. Em todos os casos, um médico deve ser procurado para evitar agravamento da doença, que pode levar a ataques cardíacos e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Alimentos que previnem pressão alta
O consumo de alho e mel ajuda a controlar a pressão arterial no sangue. Além deles, frutas como abacate e banana, batata-doce, peixes e folhas de coloração verde escura, ricos em potássio, são importantes na dieta do hipertenso porque diminuem o efeito do sal no organismo.
Fuja do sal, do café e do estresse
O consumo excessivo de sal e café são vilões de quem sofre de pressão alta. Por isso, o ideal é buscar uma alimentação equilibrada, longe de estimulantes e alimentos salgados e gordurosos. Praticar exercícios físicos e fugir do estresse também são dicas preciosas. “É preciso manter a calma, não pensar em assuntos estressantes e ter corpo e mente relaxados para não aumentar a pressão arterial”, completa Albanaz.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.