metropoles.com

“Hidroxicloroquina deve ser abandonada do tratamento de Covid-19”, diz SBI

Documento divulgado nesta sexta, baseado em estudos científicos robustos, cobra urgência das autoridades de saúde na atualização de conduta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Os estudos recentes que sugerem cientificamente a ineficácia da hidroxicloroquina no tratamento de Covid-19 motivaram um documento de atualização da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). Nesta sexta-feira (17/7), o órgão cobra a exclusão do fármaco do tratamento em qualquer fase de pacientes com a doença provocada pelo novo coronavírus.

“Com essas evidências científicas, a SBI acompanha a orientação que está sendo dada por todas sociedades médicas científicas dos países desenvolvidos e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de que a hidroxicloroquina deve ser abandonada em qualquer fase do tratamento da Covid-19”, cobra a SBI, por meio de um informe.

A sociedade avisa ainda que, diante das novas evidências, é “urgente e necessário” tirar o fármaco da lista do tratamento.

Entre as medidas, a SBI cobra que “os agentes públicos, incluindo municípios, estados e Ministério da Saúde reavaliem suas orientações de tratamento, não gastando dinheiro público em tratamentos que são comprovadamente ineficazes e que podem causar efeitos colaterais.”

Estudos recentes

Para elaborar o documento, a SBI se baseou em dois estudos publicados nessa quinta-feira (16/7). O primeiro avaliou pacientes com Covid-19 em 40 estados americanos e três províncias do Canadá. O grupo que recebeu hidroxicloroquina, em comparação aos pacientes que receberam placebo (preparação neutra sem efeitos farmacológicos), não teve nenhum benefício clínico.

O outro estudo foi conduzido na Espanha e avaliou a eficácia virológica (redução da carga viral na nasofaringe) e clínica (redução da duração dos sintomas e hospitalização). Nenhum benefício virológico, nem clínico foi observado nos pacientes que receberam HCQ, em comparação ao grupo que não recebeu nenhum tratamento farmacológico (grupo placebo).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?