Hérnia ou hidrocele? Saiba diferenciar quadros em bebês
Médico urologista explica como os quadros de hérnia e hidrocele surgem nos bebês e como diferenciar seus sintomas
atualizado
Compartilhar notícia
A hérnia e a hidrocele são condições diferentes, mas ambas acometem com frequência bebês recém-nascidos e produzem sintomas muitas vezes semelhantes. Diferenciá-las, portanto, pode ser um desafio, mas é possível fazê-lo com uma avaliação criteriosa.
Hérnia
A hérnia ocorre quando uma porção do intestino ou outro tecido fica elevada em razão de uma fraqueza na parede abdominal ou, principalmente nas crianças, por persistência do conduto inguinal (também chamado de peritônio-vaginal). Ela é mais comum na região da virilha e mais frequente em meninos.
Hidrocele
Hidrocele, por sua vez, é o acúmulo de líquido dentro do escroto que pode ocorrer devido à presença de um canal de comunicação entre o abdômen e o escroto, que normalmente se fecha após o nascimento. Geralmente essa condição é indolor e se resolve espontaneamente em alguns meses.
“A hidrocele geralmente é mais tensa, menos variável com relação ao volume escrotal e transilumina, quando fazemos um exame com uma lanterna num ambiente escuro. Já a hérnia tem o volume de tamanho variável ao longo do tempo, podendo em muitos casos ser reduzida/empurrada para dentro do abdômen. Não há transiluminação nos casos de hérnia. Caso haja alguma dúvida no exame clínico, a ultrassonografia escrotal e inguinal pode dirimi-la”, explica o urologista Ubirajara Barroso, da Sociedade Brasileira de Urologia.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.