metropoles.com

Viih Tube internada na UTI: entenda o que é a hemorragia pós-parto

A influenciadora Viih Tube precisou ser internada e receber bolsas de transfusão de sangue três dias após o nascimento do segundo filho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
A influencer Viih Tube durante o parto de Ravi
1 de 1 A influencer Viih Tube durante o parto de Ravi - Foto: Divulgação

A influenciadora Viih Tube foi internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta quinta (14/11), três dias após o nascimento do segundo filho, Ravi. Com uma hemorragia pós-parto, a jovem de 24 anos precisou receber transfusão de sangue.

Na quarta-feira (13/11), Viih contou, nas redes sociais, que teve um parto complicado. “Que uó, o que eu mais queria era ter conseguido o normal, tanto que fiquei 19 horas em trabalho de parto. Mas não iria arriscar meu filho ou a mim. Depois conto o que aconteceu, as intercorrências que aconteceram, mas fui direto para a cesárea”, explicou.

Em nota à imprensa, a equipe dela informa que a influenciadora e o bebê não correm risco. “A Viih Tube está na UTI, pois precisou de uma transfusão de sangue. Mas se recupera bem, acompanhada pela mãe”, diz a nota.

Riscos da hemorragia pós-parto

A hemorragia pós-parto é um quadro de saúde preocupante se não for tratado a tempo. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 14 milhões de mulheres têm a condição por ano e, destas, cerca de 70 mil morrem.

Segundo a obstetra Wilza Márcia Ferreira Batalha, coordenadora do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital Anchieta, em Ceilândia (DF), é considerada hemorragia pós-parto quando a mulher perde mais de 500 ml de sangue nas primeiras 24 horas após o parto vaginal ou mais que um litro após o parto cesáreo.

“Os índices de perda sanguínea, porém, são muito difíceis de mensurar no parto ou nas horas que o seguem. Por isso, na prática, qualquer perda de sangue que cause instabilidade hemodinâmica é considerada. São várias as causas possíveis, desde uma falta de contração do útero no momento do parto até traumas e lacerações”, explicou ela em entrevista anterior ao Metrópoles.

6 imagens
Viih Tube compartilhou momentos de seu parto com os fãs
A influencer Viih Tube durante o parto de Ravi
Eli dá apoio à esposa, Viih Tube, na hora do parto
Viih Tube mostra a maozinha de Ravi
Viih Tube recebe apoio no parto
1 de 6

Viih Tube se pronunciou sobre filho na UTI

2 de 6

Viih Tube compartilhou momentos de seu parto com os fãs

Instagram/Reprodução
3 de 6

A influencer Viih Tube durante o parto de Ravi

Divulgação
4 de 6

Eli dá apoio à esposa, Viih Tube, na hora do parto

Instagram/Reprodução
5 de 6

Viih Tube mostra a maozinha de Ravi

Instagram/Reprodução
6 de 6

Viih Tube recebe apoio no parto

Instagram/Reprodução

Risco de atonia uterina

Ainda não há detalhes sobre o que causou o sangramento em Viih Tube. Porém, a complicação mais relacionada às hemorragias pós-parto é a falta de contrações no útero, a atonia uterina. Neste caso, o corpo não consegue eliminar naturalmente a placenta e fazer a coagulação dos vasos sanguíneos, o que leva a um sangramento execessivo e pode causar o óbito da paciente.

“Se o útero não se contrai após o nascimento do bebê, pode ser necessária a transfusão sanguínea para a mãe ou até medidas mais fortes, como a retirada do útero. A paciente pode morrer em casos mais complexos”, explica a ginecologista e obstetra Fabiana Ruas, coordenadora da Maternidade do Hospital São Luiz Anália Franco, em São Paulo.

Segundo a médica, porém, tratamentos medicamentosos e até alguns aspiradores especiais podem controlar a atonia e evitar suas complicações, caso ela seja detectada à tempo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?