metropoles.com

Especialista de Harvard lista 3 exercícios rápidos de força e explosão

Os exercícios pliométricos são conhecidos pela explosão muscular rápida e têm diversos benefícios para a saúde, como agilidade e força

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corey Jenkins/Getty Images
Mulher branca, loira e jovem está pulando corda. Ela usa um short curto e uma camisa roxa - Metrópoles
1 de 1 Mulher branca, loira e jovem está pulando corda. Ela usa um short curto e uma camisa roxa - Metrópoles - Foto: Corey Jenkins/Getty Images

Para praticar muitos esportes, é importante ter habilidade de explosão: mudar de direção rapidamente, como é necessário no tênis e no vôlei, ou correr o mais rápido possível. Para isso, os atletas treinam um tipo de exercício chamado pliométrico.

A atividade, que exercita a musculatura com movimentos de força muito rápidos, aumenta a coordenação, agilidade e flexibilidade, além de ser um bom cardio. Os exemplos mais clássicos de pliométricos são os pulos, mas é possível treinar a parte de cima do corpo com uma flexão com palma, por exemplo.

Os pliométricos não são benéficos só para atletas e podem ser práticados por qualquer pessoa. Eles oferecem grande gasto calórico, aumentam a frequência cardíaca e até a força.

O especialista em performance Thomas Newman, que atende no Mass General Brigham Center for Sports Performance and Research, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, lista três exercícios para começar a se aventurar nos pliométricos.

Antes de tudo, a recomendação é encontrar uma superfície que não seja completamente sólida e consiga absorver parte do impacto do salto. Um colchonete de academia, piso de madeira ou grama são boas opções, enquanto concreto e asfalto não são interessantes.

Para quem está começando, não tente pular muito alto: quanto maior o salto, maior o impacto. Lembre-se de não travar os joelhos na aterrisagem, e não pare só na ponta dos pés ou nos calcanhares.

Mulher branca, adulta, loira está pulando de cima de uma caixa. Para fazer o exercício ela está usando uma roupa de academia toda preta - Metrópoles
Os exercícios pliométricos melhoram a resistência, a força e a agilidade

Veja os três exercícios pliométricos recomendados por Harvard:

Salto lateral

Comece de pé, com os membros juntos. Transfira o peso para um dos pés e, com o outro, pule o mais longe que conseguir. O pé que ficou deve seguir o que foi. Repita o movimento para o outro lado. Essa é uma repetição — a recomendação é fazer de cinco a 15, descansar, e repetir por três vezes.

No artigo publicado no site da Escola de Saúde de Harvard, o especialista lembra que é importante prestar atenção na postura. “Tente não se encurvar ou jogar os ombros para frente quando pular. Se o exercício estiver muito difícil, pule uma distância menor”, diz.

Pular corda

É o exercício pliométrico mais tradicional e eficaz. Pular corda permite que o contato com o chão seja breve e que as repetições sejam mais frequentes. A atividade também ajuda na coordenação.

A sugestão de Harvard é começar com dois minutos de atividade. Se estiver muito difícil, quebre o tempo em intervalos de 10 a 30 segundos. Se você não tiver uma corda, é possível repetir os movimentos sem ela.

Salto frontal

Comece de pé. Dobre os joelhos, e pule para frente com um pé de cada vez, ou com os dois ao mesmo tempo. Vire o corpo e pule de volta para a posição inicial. Faça de cinco a 10 pulos para completar uma série. A recomendação é repetir três vezes, com um descanso entre elas.

Se o exercício estiver muito difícil, salte menos longe e mais baixo. Se estiver fácil, coloque obstáculos e pule por cima: pode ser uma pilha de livros, por exemplo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?